quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

1 ano de Blog ^^ (atrasado)

Só pra não passar despercebido, dia 5 de janeiro (como vocês podem ver na data do primeiro Post) o Blog fez 1 ano de existência. Começamos com Minecraft, e então Skyrim e depois Dark Souls, e aqui chegamos. Parece que eu o criei ontem (o Blog), e fico feliz por ter chegado à tanto tempo (com ele) ainda com vontade de postar aqui todos os dias (mesmo não tendo conteúdo o suficiente para isso).
Sei que este não é um Blog típico de postagens diárias, nos quais as pessoas acompanham sempre que podem e fazem disso um entretenimento. Como sendo um blog de tutoriais e detonados, as pessoas caem aqui de paraquedas dia após dia, e algumas delas nem sequer voltam.

A ideia inicial do Blog foi postar tudo o que eu sentir vontade, desde que seja focado em jogos. De preferência os que eu esteja jogando atualmente. Eu já tive alguns outros blogs deste tipo, mas eram focados em apenas um jogo em específico. Quando eu já estava enjoado do jogo, ou simplesmente não tinha mais nada para postar, nada podia ser feito. Então surgiu este aqui, onde é basicamente de tudo um pouco misturado. A melhor coisa que isso pode trazer é atrair diferentes tipos de público, tudo num só lugar. Neste formato de blog, não preciso ter medo de desagradar as pessoas que já usam os guias já postado, e isso me faz feliz e tranquilo :). Estou todos os dias tentando coisas novas, mas um fato que nunca vai mudar é: Dark Souls e Skyrim se tornou a alma do Blog. Pelo menos por enquanto.

Só por curiosidade, abaixo as páginas mais vistas até agora com algumas estatísticas:
(tenho em média 700~850 visitas por dia... isso é seis vezes mais do que eu obtive no primeiro mês, mais de duas vezes o que eu obtive no segundo mês, e um pouco menos de 1/3 do que eu obtive no terceiro mês)

Sobre as perguntas nos comentários, quero dizer que eu tento responder à todos o mais rápido possível. Se eu não respondi o seu comentário, de duas uma:
- A resposta da sua pergunta já está no próprio guia
- Eu realmente não sei te responder

Já os agradecimentos, eu evito responder para evitar "spammar". Mas saiba que eu recebo, muito feliz, todos eles!

No mais, - só para terminar -, agradeço tudo à vocês. É um prazer ajudar; até porquê um guia, seja lá qual for, não é nada sem um Feedback, nem que seja apenas um agradecimento. ^^

Até mais! ~
(^ v ^)

domingo, 13 de janeiro de 2013

[Diablo II] O Nível secreto das Vacas!

Moo Moo!

Como passo final da nossa aventura por Diablo II, vamos investigar o maior Easter Egg presente no jogo. Você só pode acessá-lo depois de matar Baal no último ato do jogo, ou Diablo no quarto ato, caso você não esteja jogando com um personagem Expansão.

Índice:
1. Por quê, Onde, Como e Quando?
2. Como acessar
3. Moo Moo Farm
4. Finalização

1. Por quê, Onde, Como e Quando?

Tudo começou no primeiro Diablo, onde a cidade de Tristram possuía algumas vacas inocentes próximas à entrada da Catedral. Caso o jogador clicasse várias e repetidas vezes nelas, elas acabavam falando coisas engraçadas ao jogador ("Hey, eu não sou seca!", "Hey, eu não sou uma Dama de Leite!"). Isso criou uma febre de especulações sobre o Nível Secreto da vaca em Diablo I, onda fãs criavam dificílimas falsas maneiras de acessá-lo.

Em resposta à isso, a empresa Sierra, produtora do pacote de expansão não-oficial de Diablo, "Hellfire", criou uma missão chamada "Jersey's Jersey", ativada somente através do command.txt (no qual várias outras missões podiam apenas ser ativadas através) onde o jogador tinha como objetivo pegar uma roupa marrom no Festering Nest para o Complet Nut (que na verdade é o fazendeiro Lester vestido de vaca). Como recompensa, o jogador receberia a Bovine Plate.
Aparentemente não satisfeita, Blizzard North resolveu levar as coisas à um outro nível, no qual transformaria as Vacas em uma lenda pela série de Diablo. E então surgiu o Nível Secreto das Vacas. Agora você sabe por quê "não existe o nível da vaca" em Diablo III. MOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

2. Como acessar:

Primeiro, vá até Tristram através do portal de Stony Field e vasculhe o corpo de Wirt (era uma personagem em Diablo, no qual tinha uma função similar ao "Gamble"), na parte noroeste da cidade. A Wirt's Leg (a perna de pau dele), junto com uma quantidade de ouro, irá sair do corpo.
Coloque a Wirt's Leg junto com um Tomo de Portal no Cubo Horádrico e transmute.
O portal para Moo Moo Farm irá aparecer em Rogue Encampment.
MOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
3. Moo Moo Farm:

Em Moo Moo Farm, você irá encontrar hordas inacabáveis de vacas. Elas aparecem em grupos incontáaveis, e podem deixar grandes quantidades de itens valiosos.
Entre elas, existe a Cow King, que aparece sempre dentro do cerco maior do mapa. Se você matá-la, você não poderá mais voltar neste nível na dificuldade que você está presente  ou seja, o nível acaba. Então evite fazer isso à menos que você tenha certeza de que não quer mais voltar aqui (ao menos nesta dificuldade, apesar de que você ainda pode voltar neste nível através do portal de outras pessoas na Battle.Net).
A Cow King pode deixar cair partes do Cow King Leather's, um conjunto de itens únicos compostos por três itens: Capacete, Armadura e Botas (ela só deixar cair um deles por vez, então roube as partes restantes dos seus amigos).

4. Finalização:

É só isso pessoal. Aqui encerro meu guia completo de Diablo II, onde basicamente listei todas as informações de tudo presente no jogo. Agora você já pode partir por aventuras mais difíceis nas dificuldade Pesadelo e Inferno, onde suas resistências aos elementos são menores e os monstros mais poderosos.

Até a próxima!


sábado, 12 de janeiro de 2013

[Diablo II] Quinto ato em Harrogath!

Fala galera, beleza?

Chegamos ao último passo de nossa épica aventura em Diablo II, somente para aqueles que adquiriram o pacote de expansão de Diablo II. Desta vez, chegamos ao norte, nas terras altas e congeladas dos bárbaros. O último dos males primários, Baal, o senhor da destruição, marcha com suas tropas demoníacas para corromper a Worldstone, um artefato sagrado de incontestável poder guardada pelos Anciões, no qual ele tomou conhecimento através da sua apropriação íntegra do corpo e mente de Tal Rasha. Com esse poder, ele poderá liberar as hordas demoníacas de seus irmãos, formando assim um exército capaz de varrer toda a terra. Como missão final, você deve impedi-lo a todo custo, e derrotá-lo.

Um fato muito engraçado nas missões do quinto ato é que grande parte delas encaixam, seja nas recompensas ou de outra forma, as características incluídas no pacote de expansão, como as Runas e Runewords e Itens específicos de classes, além de, é claro, missões um tanto criativas e diferenciadas das demais.

Índice:
1. Harrogath
2. Missões
  2.1 Siege on Harrogath
  2.2 Rescue on Mount Arreat
  2.3 Prison of Ice
  2.4 Betrayal on Harrogath
  2.5 Rite of Passage
  2.6 Eve of Destruction
3. Fim do jogo

1. Harrogath:

Harrogath se localiza no norte glacial, nas Terras Altas dos Bárbaros. Ela é a última cidade do jogo.


Qual-Kehk:Comandante das tropas de bárbaros que estão defendendo Harrogath das hordas demoníacas de Baal. Após certa missão do ato, ele oferece serviços ao jogador para reviver e contratar mercenários, e também inicia várias missões do ato.

Larzuk:Ferreiro da cidade, vende armamentos e conserta equipamentos, além de iniciar a primeira missão do ato.

Malah:Curandeira da cidade, faz parte de algumas missões do ato e também vende poções e itens mágicos.

Nihlathak:Ancião sobrevivente ao ataque de Baal um tanto suspeito.

Anya:[SPOILER] Aparece após certo ponto do ato, e faz parte da trama de uma das missões envolvendo Nihlathak.

Deckard Cain:Localizado perto de Qual-Kehk.

2. Missões:

2.1 Siege on Harrogath:
Sua primeira missão é dada por Larzuk, o ferreiro da cidade. Ele quer provar a força do jogador, dando a missão de derrotar "Shenk the Overseer", um dos mais infames comandados de Baal responsável pela invasão de Harrogath.

Saia da cidade para Bloody Foothills, enfrentando as Hordas demoníacas. Shenk se encontra no final do local, cercado por hordas de lacaios, nos quais Shenk pode transformá-los em demônios suicidas que explodem ao tocar o jogador. Não é muito difícil de derrotá-lo depois que o jogador atrai os lacaios de Shenk e os derrota primeiro.
Após derrotá-lo, continue em frente até encontrar o próximo Waypoint e use-o para voltar para Harrogath. Retorne à Larzuk para receber sua recompensa: ele irá adicionar Engastes (Sockets) em um item do jogador, seguindo as seguintes regras:
  • Itens mágicos podem receber 1 ou 2 engastes, aleatoriamente.
  • Itens raros, únicos, conjuntos ou feitos no cubo horádrico recebem 1 engaste.
  • Itens normais recebem o número máximo de engastes permitido no nível dele.
Assim que completar esta missão, a próxima pode ser iniciada. Lembre-se de guardar a oportunidade de colocar Engaste no item quando realmente tiver um bom item. Essa oportunidade só pode ser feita uma vez por dificuldade (3 vezes por personagem), então não desperdice!

2.2 Rescue on Mount Arreat:
Essa missão é iniciada por Qual-Kehk após completar a missão anterior ou entrar pela primeira vez em Frigid Highlands. Qual-Kehk pedirá ao jogador para resgatar seus soldados que foram capturados pelas hordas demoníacas de Baal.

Use o Waypoint de Frigid Highlands para chegar ao local rapidamente e então comece a procurar pelos três cercos que aprisionam os soldados. Este local é MUITO extenso que contém uma horda incontável de inimigos. Procure pelos cercos nas construções em ruínas.
Assim que libertar os soldados dos três cercos, retorne à Qual-Kehk para completar a missão. Como recompensa, o jogador poderá contratar poderosos Bárbaros como companhias de batalha. Qual-Kehk também dará ao jogador três runas: "Ral", "Ort" e "Tal". Ele claramente diz ao jogador para colocá-las nesta ordem em um escudo, no qual lhe dará as seguintes propriedades especiais (Runewords) para o escudo (lembre-se: as runas devem ser inseridas em um escudo com exatos 3 engastes na ordem exata):

[Ancients Pledge Runeword]:
  • + 50% de Defesa ao escudo
  • 43% de Resistência à gelo 
  • 13% de Resistência à fogo (48% no total, devido ao bônus da runa Ral)
  • 13% de Resistência à raio (48% no total, devido ao bônus da runa Ort)
  • 13% de Resistência à veneno(48% no total, devido ao bônus da runa Tal)
  • 10% do dano causado vai para a Mana
Missão completa!

2.3 Prison of Ice:
Essa missão é iniciada por Malah. Ela pede ao jogador para investigar o sumiço de Anya, filha do ancião Aust. Volte para Frigid Highlands (você pode encontrar um portal para Abaddon aqui, uma área infernal opcional com um baú brilhante no final) e prossiga para entrar no próximo local, o Arreat Plateau. Aqui, procure a entrada da Crystaline Passage (você também pode encontrar um portal para Pit of Acheron aqui, uma área infernal opcional com um baú brilhante no final, igual à Abbadon). Cuidado com Thresh Socket, um Blood Bringer Único amaldiçoado guardando a entrada.
Dentro dela, procure pelo Waypoint local e em seguida, pela entrada de Frozen River (não prossiga pela na Glacial Trail neste momento).
Em Frozen River, procure por Anya. Cuidado pois ela está guardada por um Frozen Abyss ùnico chamado Frozenstein (um "Quest Log" irá aparecer quando você estiver muito próximo), no qual congela o jogador no ataque, rouba mana e é imune à gelo. Ele não deve ser de forma alguma subestimado; ficar preso entre ele e seus lacaios resultará em sua morte.
Fale com Anya. Ela está quase morrendo congelada, e diz que somente Malah pode ajudá-la neste momento. Abra um portal para Harrogath, e pegue uma poção especial com Malah. Volte pelo portal para Frozen River e liberte Anya. Abra mais um portal para Harrogath, e receba sua primeira recompensa com Malah: um pergaminho que aumenta permanentemente a resistência do jogador aos quatro elementos em 10%.

Em seguida, fale com Anya, que recompensará o jogador uma segunda vez: um item raro específico para a classe do jogador, e a missão estará completa.

2.4 Betrayal of Harrogath:
Essa missão automaticamente se inicia ao completar a anterior, e é uma missão opcional frequentemente evitada por jogadores Hardcore nas dificuldades Nightmare e Hell por apresentar um chefe que tem a capacidade de matá-los instantaneamente  Anya irá abrir um portal especial para o Templo de Nihlathak, um ancião traidor responsável por seu desaparecimento e que está atualmente se aliando à Baal, dando-o a Relíquia Sagrada dos bárbaros no qual permitirá Baal entrar na Câmara de Worldstone sem ser barrado pelos anciões. Ele deve ser punido por tal traição. Entre no portal para chegar ao seu Templo.

No início, você irá se deparar com uma horda de Legiões Mortas. Esses inimigos são extremamente chatos devido à sua habilidade Charge (no qual ele avança e empurra o jogador), e também pelo fato de que alguns  voltam à vida depois de algum tempo mortos. Prossiga com cautela matando todos no caminho para evitar acabar cercado. Perto da entrada do Templo, um Elite único estará lhe esperando com seus lacaios.
Ao adentrar o Templo, você precisará passar por dois andares até chegar na Halls of Vaught, local onde Nihlathak se encontra. No segundo andar, Halls of Pain, um Waypoint se encontra, porém acioná-lo fará com que o portal especial de Anya desapareça. Ao se aproximar de Nihlathak, um "Quest Log" aparece.
Mini-boss: Nihlathak
Habilidades: Teleporte, Explodir corpos, Esfera de gelo, Invocar lacaios extras
Método: Nihlathak sempre irá tentar explodir o corpo de algum lacaio morto mais próximo do jogador, causando um grande dano. Tudo o que você precisa se lembrar é que nesta batalha ficar próximo à corpos mortos poderá causar sua morte. Se você possui táticas para negar os corpos (Como a aura Redemption do Paladino, o Find Potion do Barbarian ou as diversas habilidades do Necromancer) use-as para evitar a maior fonte de dano de Nihlathak. Alta resistência à fogo também ajuda a minimizar o dano. 

Assim que derrotado, nós vemos uma animação onde o espírito de Nihlathak é mandado para o inferno ardente. Abra um portal para Harrogath e fale uma última vez com Anya. Como recompensa, ela irá adicionar o nome do jogador como prefixo em qualquer item (Inclusive itens Únicos e a Wirt's Leg).

2.5 Rite of Passage:
Vamos prosseguir agora para a reta final do jogo. Volte para a Crystalline Passage (através do Waypoint caso você tenha encontrado) e encontre a entrada para Glacial Trail. Passando por ela (existe também a entrada para a Drifter Cavern, uma segunda caverna opcional), e encontre a saída e você chegará à Frozen Tundra (você pode encontrar a um portal para Infernal Pit aqui, uma área infernal opcional com um baú brilhante no final, igual ao Abaddon e o Pit of Acheron. Existe também um Waypoint local), e em seguida, deve encontrar a entrada para The Ancient's Way.
Passando por The Ancient's Way (existe um Waypoint aqui dentro, é bom você encontrá-lo caso venha a morrer para o próximo desafio. No mais, existe também a entrada para uma segunda caverna opcional chamada Icy Cellar), você chegará ao Arreat Summit. No centro, você encontrará o Altar of Heavens. Clicar nele fará com que as três estátuas douradas dos antigos bárbaros simultaneamente criem vida e testem a força do jogador em uma batalha até a morte. 

IMPORTANTE: você não pode sair deste local e nem sequer abrir um portal de emergência, ou os guardiões voltarão à ser estátuas e a batalha terá que ser iniciada novamente. Portanto, prepare-se com muitas poções.
Mini-boss: Madawc o Guardião
Habilidades: Shout que aumenta a defesa dos aliados, Double Throw (Atirar dois machados)
Método: Você deve focar primeiro neste aqui por três motivos. Primeiro, ele é o único que ataca à distância. Segundo, ele é o único que beneficia seus aliados, e, por último, ele é o menos improvável de escapar. Lembre-se que os pilares também bloqueiam seus machados.

Mini-boss: Korlic o Protetor
Habilidades: Leap Attack (Salto atacante)
Método: Assim que Madawc for derrotado, este deverá ser seu próximo alvo. Ele não deve causar muitos problemas além de ser meio escorregadio, pois seu salto atacante é extremamente chato.

Mini-boss: Talic o Defensor
Habilidades: Whirlwind (Furacão)
Método: Talic deve ser o último por sua capacidade de causar um dano absurdo, e portanto, ser o mais perigoso. Se você for atingido por seu Whirlwind, apenas não se mova para evitar dano extra.

Assim que derrotados, o jogador ganhará uma quantidade massiva de experiência, certamente garantindo um Level Up. A quantidade de experiência depende da dificuldade, e é apenas dada ao jogador caso ele esteja superior à certo nível (nota: você não pode evoluir mais de um nível nesta missão, então a experiência é basicamente cortada caso você venha evoluir mais de uma vez):
  • NORMAL: 1.400.000 pontos de experiência caso o jogador esteja superior à nível 20.
  • NIGHTMARE: 20.000.000 pontos de experiência caso o jogador esteja superior à nível 40.
  • HELL: 40.000.000 pontos de experiência caso o jogador esteja superior à nível 60.
Assim que derrotados, a missão é completa, e a próxima e última missão inicia-se automáticamente.

2.6 Eve of Destruction:
Prossiga e entre na Worldstone Keep, o local final deste ato. São três andares neste local, onde muitos inimigos são encontrados. No segundo andar, um importante Waypoint se encontra. Não deixe de acendê-lo. Lembre-se de nunca ficar parado por mais de dez segundos dentro deste local, ou Baal irá subitamente atacá-lo com correntes elétricas ou nuvens venenosas. Passando o terceiro andar, você chegará à Throne of Destruction. 
Neste área, você encontrará hordas e mais hordas de Sucúbos em sua versão mais poderosa. Mais à frente, Baal lhe espera, invulnerável. Inicialmente ele irá conjurar ao todo cinco hordas de seus demônios elites para derrotá-lo, cada um representando um ato do jogo. Seus Elites são, na ordem que são invocados:
  • Primeiro Ato: Colenzo the Annihilator, um Warped Shaman, e seus Warped Ones lacaios. Ele é do elemento fogo e é imune ao mesmo.
  • Segundo Ato: Achmel the Vursed, uma Greater Mummy e seus lacaios. Ele é imune à magia.
  • Terceiro Ato: Bartuc the Bloody, um Membro do Alto conselho.  Ele é do elemento trovão e é imune ao mesmo.
  • Quarto Ato: Ventar the Unholy, um Venom Lord. Ele é super rápido.
  • Quinto Ato: Lister the Tormentor, com seus lacaios inéditos, Minions of Destruction. Ele tem Spectral Hit, ou seja, ataque elemental aleatório e chance de crítico dobrada. Não subestime-os: eles são extremamente resistentes e a capacidade do ataque deles atordoar os seus alvos constantemente é muito perigoso.

Assim que todas as ondas foram derrotadas, Baal entra no portal atrás dele, para a Câmara final da Worldstone.
Chefe: Baal, o Senhor da Destruição
Habilidades: Onda de energia congelante, Onda de energia flamejante, Invocar tentáculos, Clonar-se, Teleporte
Método: A batalha contra Baal é extremamente Intensa. Ele á todo tempo irá invocar tentáculos para atrapalhar você, embora eles morram em um único golpe. Quando Baal usa a onda de energia congelante, ele irá utilizá-la novamente em seguida (o que causará o dobro de dano provavelmente). Se você ataca à distância, então nunca se aproxime de Baal. Isso irá anular a Onda de Energia Flamejante, que é um raio muito parecido com a Onda de Raio Infernal de Diablo, porém em tamanho muito menor. Quando Baal se clona, preste atenção no seu dano. Se Baal está tomando um dano anormal para você, ele é o Baal falso, então vire-se para o outro e foque-se nele.

Assim que derrotado, Tyrael, o Arcanjo da Justiça aparece na câmara. Pegue todos os itens que você queira do chão e fale com ele uma última vez.

3. Fim do jogo:
Após derrotar Baal, a animação final acontece, onde Tyrael, o Arcanjo da Justiça, destrói a Worldstone corrompida, provavelmente junto com grande parte do Monte Arreat. Se nossos amigos bárbaros conseguiram evacuar em segurança para outra região ou morreram na explosão, acaba sendo um mistério. Sua aventura aqui está acabada, e o mundo está livre do Ódio, Terror e Destruição.

No entanto, agora você tem liberdade para acessar o nível de dificuldade superior, Nightmare (Pesadelo), e em seguida Hell (Inferno). No mais, agora podemos acessar o famoso Nível Secreto das Vacas, que eu irei explicar como o fazê-lo no próximo guia.
Obrigado por usar este guia, e até a próxima! ;]


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

[League of Legends] Jax,quem vai encarar o campeão?

Fala galera, beleza?

Jax é a perfeita definição de um campeão balanceado. Ele se fortalece tanto com AD quanto AP

Atributos: Assassino, Híbrido, Bruiser
Custo: 1350 IP ou 585 RP
Roles: Solo top, Mid ou Jungler
Fraquezas: Anular seu Farm com Ganks constantes (extremamente dependente de itens), Harass AP (Jax se sobressai contra campeões AD) constante, Outsustain (Jax é extremamente dependente de Mana e não possui um Sustain sólido)

Índice:

1. Prós e Contras
2. Habilidades
3. Itens
   3.1 Itens iniciais
   3.2 Itens mais comuns
   3.3 Mais opções
4. Evolução das habilidades
5. Talentos e Runas
6. Geral
   6.1 Como usar seu Combo
   6.2 Jax como Caçador da Selva
   6.3 Não inicie Team Fights!
   6.4 Dicas extras adicionais
   6.5 Como dar um Poke eficiente
7. Os caras maus: seus Counters
8. Finalização
9. Atualizações



1. Prós e Contras:

P
R
Ó
S
[1] Pode tanto fugir quanto perseguir inimigos eficientemente.

[2] Pode matar um AD Carry até sem receber dano nenhum. Além do mais, você tem a vantagem em praticamente qualquer combate contra um oponente sozinho.

[3] Sendo híbrido, o inimigo não consegue construir armadura especificamente para anular você.

[4] Itemização vasta.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
[1] Seus itens são muito caros, ele precisa Farmar muito.

[2] Um pouco difícil de ser dominado corretamente.

[3] Problemas com mana no início do jogo. 
C
O
N
S

2. Habilidades:


[Passiva] Assalto implacável: Ataques normais consecutivos aumentam progressivamente sua velocidade de ataque em 4~14% (dependendo do nível) por golpe. Acumula até 6 vezes e dura 2.5 segundos após parar de atacar.
Esta passiva aumenta sua velocidade de ataque em uma porcentagem, portanto, ela é melhorada com mais e mais velocidade de ataque. Itens como a "Espada do Rei Destruído", "Zéfiro", "Lâmina da Ira de Guinsoo" (que possui uma passiva idêntica à esta) e até a "Força da Trindade" são excelentes para utilizar ao máximo esta passiva.


[Q] Salto atacante: Pula no alvo, causando dano híbrido caso ele for inimigo (o que significa que você pode pular em aliados). Esta habilidade aplica todos os efeitos On-Hit, inclusive o efeito de seu W.
Use esta habilidade tanto para caçar seu inimigo fugindo quanto para fugir, pois você pode pular em unidades aliadas como Tropas, Campeões aliados e até Sentinelas. Lembre-se que esta é a sua habilidade que causa mais dano em combates pequenos, sendo um ótimo recurso de Poke.


[W] Energizar): Ativar esta habilidade faz com que próximo ataque básico ou seu próximo Salto Atacante cause dano mágico extra.
Ao ativar esta habilidade, Jax ataca imediatamente. Para causar mais dano, inicie a luta com o Salto Atacante, ataque uma vez normalmente (inclusive para usar a passiva da Trindade/Fulgor) e então ative o Energizar imediatamente. Sem falar que isso também vai acumular  muito mais facilmente a passiva do seu Ultimate. Esta é a habilidade que permite Jax causar mais dano em combates longos.


[E] Contra-ataque: Jax começa a rodar seu lampeão por 2 segundos. Durante esse tempo, Jax ignora qualquer ataque físico e recebe 25% menos dano contra habilidades em área. Depois que este efeito acabar, ou a habilidade for ativada novamente depois de 1 segundo, Jax ataca todos os alvos próximos à ele, atordoando-os por 1 segundo. 
Habilidade de utilidade do Jax, embora o dano que essa habilidade causa pode até dobrar, dependendo de quantos golpes Jax esquivou durante o efeito. Ela é boa para limpar grandes ondas de Tropas (permitindo que elas o ataquem) e também faz uma grande diferença numa Team Fight dependendo de quantos campeões você consegue acertar com o Atordoamento.

Além disso, acertar o tempo de uso desta habilidade é de extrema importância. Você não pode simplesmente utilizá-lo à qualquer momento. O atordoamento é a chave para destruir Ultimates inimigas essenciais como a de um Shen, Fiddlesticks, Miss Fortune e outros. A sua esquiva também permite você se defender de Ultimates como a de uma Fiora. O tempo de recarga desta habilidade é muito alto, portanto ela deve ser usada da forma mais sábia possível, trazendo uma grande presença para o seu time.


[R] Poder do Grão-mestre: Esta habilidade possue um efeito passivo e um ativo. Em sua passiva, todo terceiro ataque de Jax causa dano mágico adicional (isso acontece até mesmo quando a habilidade está no Cooldown). Quando ativada, Jax recebe armadura e resistência mágica adicional por 8 segundos, dependendo do nível da habilidade, do Poder de Habilidade e do Dano de ataque de Jax.
Esta habilidade permita que Jax tenha um instrumento de sobrevivência consistente e exceda quase qualquer 1-contra-1. Esta habilidade possui longos 8 segundos de duração, o que é quase metade de uma Team Fight.


3. Itens:

3.1 Itens iniciais:

Como sendo Top Lane, você tem diversas opções para gastar seu dinheiro inicial. As três mais comuns seriam:

Padrão: Em Lanes normais, inicio com 5 Poções de Vida, 1 Sentinela, 1 Pérola do Rejuvenescimento e 1 poção de mana. Se você quiser substituir duas ou três poções de vida por poções de mana para jogar mais agressivamente, vá em frente.

Contra forte AD: Contra uma Lane com forte poder de Dano de Ataque (Fiora, Kha'Zix, Lee Sin) inicie com uma Couraça de Pano e cinco poções. Isso também lhe permite comprar mais rápido sua Ninja Tabi, o que você provavelmente irá querer.

Tudo ou nada: Apostando tudo na vitória absoluta ou na perda irreparável, comece com um Elixir da Fortitude, duas Poções de vida e uma poção de mana. Isso permite que você tenha um início mais agressivo, entretando muito mais arriscado.

Seu primeiro item deve ser baseado no que você está enfrentando na Lane...

Contra um campeão baseado em muita vida (Renekton, Cho'Gath, Malphite, Shen): Faça a Espada do Rei destruído o mais rápido possível. Depois faça o item seguinte.

Contra campões que não são baseados em vida (Pantheon, Wukong, Katarina, Jayce): Seu primeiro item será o Fulgor. Com ele, toda vez que você usar uma habilidade, seu próximo ataque básico terá o dobro de dano BASE. Como você ainda não tem dano nenhum, isso provavelmente vai dobrar o seu ataque básico. Com ele, você conseguirá ganhar a Lane facilmente encima de qualquer oponente.

3.2 Itens mais comuns:
1) Esta são suas botas. Elas podem ser Passos de mercúrio (contra forte AP ou CC) ou Ninja tabi (contra forte AD), porém elas podem ser uma Botas do Berserker SE você possuir algum outro item que ofereça tenacidade (como um Zéfiro ou um Espírito do Golem Ancião. Neste caso, o Zéfiro substitui a Guinsoo e o Espírito do Golem substitui a Capa do fogo solar/Medalhão solari de ferro).

2) Este é o item que oferece o seu Sustain. A Espada do Rei destruído permite que você derrube Tanks mais facilmente, além de oferecer 40% de velocidade de ataque. Por outro lado, a Pistola Laminar Hextech oferece mais Sustain pois lhe dá Roubo de Vida e Vampirismo mágico (o lado negativo é que você ainda sim ficará sem velocidade de ataque). Ambas possuem ativas que causam lentidão no alvo, então você usará ambas para pegar os Carries inimigos durante a Team Fight.

3) A Força de Trindade lhe oferece de tudo um pouco - não só atributos, mas também versatilidade. Seus ataques podem causar lentidão em seus alvos e todo ataque seguido de uma habilidade sua causará dano bônus, o que aumentará o seu Burst.

4) Como item defensivo, eu realmente gosto do Medalhão do Solari de Ferro em Jax, principalmente pela sua ativa. Se o Jungler ou o Support do seu time já tiverem feito (ou pretendem fazer) este item, troque pela Capa do fogo solar.

5) O Presságio de Randuin ajuda você à se aproximar ainda mais dos Carries inimigos, além de "debilitar" um pouco o time inimigo com a sua ativa assim que você mergulhar na Team Fight. Porém... se o time inimigo tiver forte AP, troque este item por algo de resistência mágica, como uma Hexdrinker/Mandíbula de Malmorthius.

6) A Lâmina de Guinsoo é um item excepcional em Jax. O único motivo por eu deixá-lo como último item é por eu não encontrar um momento correto durante o Mid/Early game para fazê-lo. Simplesmente por eu quase sempre procurar buscar itens de acordo com este processo: Burst > Sustain > Tank. A Lâmina de Guinsoo simplesmente não se encaixa em nenhuma destas etapas, então ela fica por último.

Lembre-se: você NÃO precisa comprar estes itens na mesma ordem. Eu apenas mostrei a ordem que eu procuro comprá-los.

3.3 Mais opções:

Essa seção eu irei explicar alguns itens que podem ser feitos dependendo do jogo. Todos os itens acima, com exceção à Bota Ninja e a Lanterna de Wriggle são bons somente para o Jax de Dano de Ataque, não o Híbrido.

Zéfiro é um item perfeito para Jax. Fornece velocidade de ataque, Tenacidade, Redução de Recarga e Dano de Ataque. Como fornece Tenacidade, ele permite que você compre outras botas além da Passos de Mercúrio, como uma Bota de Velocidade de Ataque, uma Ninja Tabi ou até mesmo uma Bota de Redução de Recarga.

A Mandíbula de Malmortius é boa contra alguém com forte dano mágico no Top, pois seu ingrediente, a Hexdrinker, irá protegê-lo do dano dele caso você esteja morrendo, e pode significar a diferença entra você matar e entre você morrer.

Malho congelado é costumava ser um bom item para jax... porém ele não se encaixa na Build por dois motivos: primeiro que ele usa o "Fago" como receita, assim como a "Força da Trindade". E dois fagos não se acumulam. Além disso, você já possui a lentidão da ativa da Lâmina do Rei Destruído/Pistola Laminar Hextech, você não precisa da sua passiva.


4. Evolução das Habilidades:



5. Talentos e Runas:

Para as runas, apresento-lhes um leque de opções. Escolha qual você acha melhor para seu Jax.


9 Marcas de (1.28) Penetração de armadura ou...
9 Marcas de (0.95) Dano de ataque ou...
9 Marcas de (1.6 %) Velocidade de ataque ou...
9 Marcas de (0.9 armadura/0.62 mágica) Penetração híbrida

9 Glifos de (1.34) Resistência mágica fixas ou...
9 Glifos de (0.15/nível) Resistência mágica escalonável

9 Selos de (1.41) Armadura

3 Quintessências de (2.45) Dano de ataque
Para os talentos, eu uso o padrão 21/9/0. Como sendo híbrido, eu procuro obter as duas Penetrações (Física e Mágica). A "Lâmina Encantada" também tem um custo-benefício alto em Jax.







6. Geral:

6.1 Como executar seu combo:
O Combo de Jax possui uma forma de ser executado que maximiza o dano causado. Vou lhe explicar como o fazê-lo juntamente com a passiva da Trindade, que não deve, de forma alguma, ser ignorada.

Antes de mais nada, a passiva da Força da Trindade é a seguinte:

"Passiva ÚNICA - Lâmina encantada: Após usar uma habilidade, seu próximo ataque básico causará dano bônus igual à 150% do seu dano base. 2 segundos de tempo de recarga"

Nota: o Fulgor (Sheen) possui a mesma passiva, porém um pouco menos potente. 

Entendendo isso, a melhor forma de maximizar seu dano é usar um ataque básico após qualquer habilidade. No mais, seu W, o "Energizar", faze com que você ataque imediatamente após ativá-lo, outro bom motivo para você utilizar ataques básicos no seu Combo, e NUNCA usá-lo em conjunto com o Salto Atacante, à menos que você queira matar alguém fugindo com pouca energia. Agora, após pensar em tudo isso, lembre-se da passiva da sua Ultimate. Todo terceiro ataque que você executar, terá um grandioso dano bônus mágico.

Sua sequencia, geralmente deve ser: 

Usar [Q] "Salto Atacante" > Ataque normal > Ativar [E] "Contra-ataque" > Ataque Normal > Ativar [W] "Energizar" > Ataque com a [Passiva] do Ultimate > Atordoamento do [E] "Contra-Ataque" acontece > Ataque normal > Ativar [W] Energizar...

Após tudo isso, o seu oponente estará praticamente com metade da energia (se for algum Bruiser) ou morto (se for um AD/AP Carry). Se você for executar este Combo contra um oponente com alta taxa de dano, não se esqueça de ativar seu Ultimate no início da batalha ou quando necessário.

6.2 Jax Caçando na Selva:
Jax é um excelente caçador da selva, mesmo não sendo melhor de todos. E já deixo altamente claro que um Jax Lane quebra ao meio qualquer Jax Jungler, e eu irei explicar por quê.

Primeiro, todos os itens que Jax precisa são extremamente caros. Ele precisa de muito dinheiro, coisa que é excasso na Jungle. Você terá uma oportunidade muito maior para Farmar na Lane.

O segundo fator é o oponente da sua Lane. Jax tem vantagem no 1 contra 1 contra a grande maioria dos campeões. Veja-o como um pacote de 300~ de ouro que irá estourar à qualquer momento. Isso vai agilizar em muito seu acúmulo de dinheiro, coisa que é um pouco mais difícil na Jungle, já que um Jungler é tido como um "Suporte andarilho" e deve, na maioria das vezes, "deixar o Kill para a Lane".

Em contraparte, Jax Jungler não deixa de ser bom. Ele possui um atordoamento e uma habilidade para pular no inimigo muito facilmente, ótimo para tornar grande partes dos Ganks bem sucedido. Se o inimigo não estiver na sua distância para você pular e atordoar, não tenha pena de gastar seu Flash (isso, claro, quando você tiver certeza que o seu aliado está vindo junto com você).

6.3 Não inicie Team Fights!
Este é um erro que muito Jax comete. Por ter o Contra-ataque e a ativa do seu Ultimate, eles pensam que são imortais. Muito pelo contrário, Jax é muito mais frágil do que aparenta ser. E eu ainda tenho dúvidas se é isso que os deixam confiantes, ou simplesmente fazem isso por terem o Salto Atacante.

Primeiro, Jax é muito dependente do seu Roubo de Vida. Quando o dano que ele recebe é muito maior que ele pode curar, ele morre. Nem mesmo o seu Ultimate vai conseguir mantê-lo vivo nesta situação.

Nunca inicie uma Team Fight, à menos que queira ser engulido vivo. Assim que o Tanker do time iniciar, ative seu Ultimate, ative seu Contra-ataque e pule no AD/AP Carry do inimigo (dependendo do qual estiver fazendo mais estrago). Se seu atordoamento em área atingir muita gente, melhor, mas não perca o foco.

6.4 Dicas adicionais:
Aqui eu irei listar algumas outras coisas úteis que você precisa saber sobre Jax.

- A Top Lane é geralmente a mais visada pelo Jungler inimigo para Ganks. Tenha SEMPRE ao menos UMA sentinela no rio e uma sentinela no mato triplo (caso você esteja jogando no lado roxo) para evitar isso.

- Lembre-se que Jax pode pular em unidades aliadas, inclusive Sentinelas. Carregar uma Sentinela consigo sempre que puder pode salvar sua vida, principalmente caso você precise atravessar alguma parede para escapar e não tenha o Flash à disposição. Se você possui habilidade com o Smart Cast, isso tem um efeito ainda melhor especialmente numa Team Fight.

- Nunca se esqueça de ativar seu Ultimate. Muita gente espera para ativar somente quando eles estão morrendo, e acabam desperdiçando. Lembre-se que são 8 segundos de defesa e resistência mágica aprimoradas, então ativá-lo muito cedo ou de forma errada é melhor do que ativá-lo muito tarde ou simplesmente não ativá-lo.

- Não ative o Contra-Ataque antes de pular em alguém (à menos que você vá Gankar alguém), pois a pessoa vai recuar na hora. Além do mais, é muito mais difícil a pessoa escapar do atordoamento depois que você pulou nela, pois você já vai estar próximo à ela, e, á menos que ela use Flash ou alguma habilidade para escapar (como o pulo de Tristana ou o teleporte do Ezreal), o atordoamento é quase sempre certo... e melhor utilizado.

- Não tenha pena de gastar o seu Flash para se aproximar e atordoar seus inimigos quando você não dispor do Salto Atacante.

6.5 Como dar um Poke eficiente:
Esta seção está ligada desde os primeiro momentos da Leaning Phase até o seu final. Mais precisamente quando você obtém nível 6 e o Fulgor. Esta é uma dica valiosa para que você consiga facilmente dar Zoning no seu adversário.

1) Dê dois ataques básicos em uma tropa próxima. Pode ser dois Last Hits, mas devem ser bem rápidos para que a passiva do seu Ultimate acumule e permaneça.
2) Pule no campeão inimigo com o Salto atacante.
3) Ative o seu W e ataque-o com o dano extra (lembre-se: não utilizar o W junto com o Q ajuda a stackar sua passiva).
4) Exploda a passiva do Fulgor junto com a passiva do seu Ultimate com mais um golpe.
5) Se o seu oponente persistir na luta, ative Contra-ataque e continue com a agressão. Spamme o W sempre que possível. Guarde o próximo salto-atacante para finalizá-lo caso ele use Flash ou algo do tipo. Caso o seu oponente recue, espere seus tempos de recargas e repita assim que possível.

Obs: Não faça isso caso você vá à ficar sem mana! 


7. Os caras maus: seus Counters

Nesta seção eu irei listar alguns dos piores inimigos que você pode enfrentar na Top Lane.

Lembre-se: não existe "este campeão nunca vai vencer este outro". Todos os jogos dependem de pura habilidade do jogador, então a vitória só depende de sua própria habilidade. Assumir que você perdeu a Lane somente por quê você foi "Counterado" é assumir que você simplesmente não saiba jogar.


Um bom Pantheon...
... esmagará você no início. Ele possui um Harass muito forte no início do jogo (no qual você não pode responder de acordo) e o seu escudo (que bloqueia inclusive o seu W) junto com seu atordoamento é um pouco assustador.
Como reagir: o segredo está no nível 6. A Ultimate de Pantheon não faz absolutamente nenhuma diferença em um combate 1-1. Já a sua é exatamente o contrário. Você deve inverter a situação facilmente a partir daí.


Um bom Wukong...
... é exatamente igual á um bom Jax. Poderoso num combate 1-1, Ultimate assustadora, muito Burst e um forte potencial de Poke. 
Como reagir: não existe uma "receita especial" contra ele. O jogador que cometer menos erros irá ganhar.


Um bom Malphite...
Malphite possui três coisas: harass AP, um escudo que aparece à cada 10 segundos, negando ao menos o dano do seu Salto Atacante, e um Debuff de velocidade de ataque.
Como reagir: Malphite é extremamente fraco no início do jogo, sendo sua principal fonte de dano vindo diretamente de sua armadura (o que vai faltar) e é dependente de Mana igual á você (talvez até mais). Você pode abusar dele no início do jogo, embora você deva lembrar que um Malphite brilha exatamente durante as Team Fight.


Um bom Cho'Gath...
... Irá dar Outsustain em você, vai tentar farmar mais que você e irá fazer itens como Coração Congelado e Presságio de Randuins, além de mais armadura e resistência mágica, que ambos diminuem sua velocidade de ataque, o que vai definitivamente anular você.
Como reagir: apenas farme e tente adquirir uma vantagem no início do jogo. É extremamente difícil matar um Cho (especialmente com os seus 6 Stacks).


Um bom Singed:
... vai conseguir dar Zoning em você desde... sempre. Embora ele seja um campeão Late Game e dependente de itens, igual à você, sua tática é causar dano em você constantemente. Se o Singed for realmente bom, ele irá congelar a Lane e usará seu veneno apenas para mantê-lo longe das tropas, o que pode dificultar em muito o seu Farm.
Como reagir: num Singed Early game lhe falta tudo. Sustain consistente, dano e resistência. Seja agressivo o quanto antes, embora faça isso da forma mais inteligente possível: não fique sem mana, nunca pule ao meio do veneno dele. Se quiser, peça um Gank mais cedo, pois apartir do Mid game fica quase impossível pegar este cara aqui.


Um bom Renekton:
... vai se aproveitar de sua brutalidade legítima e de seu Sustain absurdo para anular você no início do jogo. Bons Renektons sempre irão tentar adquirir Kills nos primeiros minutos do jogo e darem um imenso Snowball a partir daí. Ele não usa mana e consegue curar grandes quantidades de vida, então ele estará sempre em melhores condições que você após qualquer troca de dano.
Como reagir: você precisa de cuidado e de itens contra este cara. Você precisa da Espada do Rei Destruído para Counterar seu Ultimate e igualar ao seu Sustain, e também de Armadur,a para reduzir o seu dano por completo. Com essas duas coisas você poderá simplesmente pular encima dele e assisti-lo morrendo. Vale lembrar que um Renekton não Feedado cai muito até o Late Game e é aqui que você brilha, então aguentar o Bullying vale a pena.



8. Finalização:

Jax foi um dos primeiros personagens que eu joguei no League of Legends, e o primeiro que eu realmente aprendi a jogar. Eu não sou nem de perto o melhor jogador, e às vezes faço minhas besteiras, mas eu conheço por completo o potencial de Jax, e eu tenho certeza de quando eu posso ou não matar meu oponente. Já perdi as contas de quantas vezes o Jungler inimigo veio de Gankar, e eu acabei saindo com um Double Kill. Mas isso vem com o tempo e com a prática.

Sobre as duas Builds principais deste guia, eu realmente prefiro a build Híbrida. Eu não vejo motivo algum para fazer um Jax AD. Sério. Se você me perguntar por quê então eu a postei, lhe respondo: por que é viável. Mas Jax híbrido é o que há: não pode ser simplesmente anulado.

Muito obrigado por ler este guia, espero que tenha lhe passado alguma coisa útil. Até a próxima!

9. Atualizações:

- 10/01/13: Guia publicado.
- 23/01/13: Guia reformulado, adicionado resultados finais sobre a Build
- 16/02/13: Guia atualizado nas seções "Itens iniciais para Híbridos", "Build para Dano de Ataque" e "Counters"
- 06/03/13: Modificado a parte "Itens iniciais para híbridos" e "itens iniciais para Dano de ataque) (adicionado a opção de iniciar com o Elixir da Fortitude).
- 11/05/13: Guia modificado devido à algumas alterações dentro do jogo (limite de poções). Seção de runas  modificada.
- 16/05/13: Seção de itens de Jax severamente modificada, adicionando novos itens e excluindo outros.
- 25/05/13: Guia atualizado apenas para oferecer informações mais consistentes e menos embaralhadas. Seção de itens totalmente modificadas.