Iaê galera, tranquilo?
Bom, dessa vez eu vou falar de como melhorar os projetos com acabamentos indispensáveis para o jogo ficar mais bonito e talvez seja a diferença de um jogo ruim para um jogo bom. Então, vamos lá!
1 - Preencha a informação do jogo:
Você pode até desabilitar este comando, mas se não for o caso, preencha com informações necessárias, como história do jogo, controles, créditos, dicas, etc. Não formate em excesso e deixe tudo organizado.
2 - Faça um menu:
Indispensável. Faça um menu com botões que mudam caso o jogador passe a seta sobre e volte ao normal depois. Coloque ao menos quatro botões: Jogar, Carregar, Ajuda e Sair. Isso com certeza lhe rende alguns pontos a favor.
3 - Utilize efeitos sonoros que combinam:
Mas não coloque qualquer coisa. Não vá colocar um barulho de tiro num jogo de arco e flecha e nem uma música do Sonic num jogo de apocalipse zumbi. Efeitos que não encaixam no jogo é melhor nem colocar, mas um efeito que combina com o jogo é indiscutivelmente a chave para um bom projeto.
4 - Use gráficos originais:
Mesmo que você não seja o melhor spriter, trabalhe nisso. Não é possível melhorar se você não se empenhar nisso, por pior que seja.
5 - Cuidado com os Bugs:
Um jogo com muitos bugs pode fazer até a pessoa desistir de jogar o seu jogo. Trabalhe nesse ponto, teste seu jogo diversas vezes, tente fazer várias possibilidades, quem sabe você não encontra os bugs.
6 - Pense bem no enredo antes de começar:
Projetos com enredos mal pensado são facilmente abandonados pois difícilmente podem ser consertados até certo ponto do jogo. Pense numa história básica, pois você certamente fará alterações durante o jogo. O título, deixe por último, assim você pode ver o projeto completo e pensar em um que mais combina.
7 - Faça uma interface decente:
A interface do jogo é a parte que mais conversa com o jogador. Se a interface for pobre ou mal-feita, que tipo de pessoa iria querer jogar todo o jogo olhando para ela?
8 - Estude novos códigos e teste novas possibilidades:
É o passo principal para evoluir seus jogos e ter a possibilidade de fazer aquelas coisas que você sempre sonhou mas nunca sabia o código para aquilo. E pode ter certeza que esse simples código que você queria vai te abrir muitas outras possibilidades.
9 - Procure sempre inovar:
Ninguém gosta de um jogo comum e sem sal. Esses jogos, você encontra aos milhares idênticos. Procure sempre adicionar recursos inovadores, idéias originais e um sistema de jogo interessante. Ninguém quer um jogo que você só mata ou só pula de plataforma em plataforma.
10 - Procure sempre causar uma boa impressão:
Quem sabe uma abertura de tirar o fôlego? Não se resume simplesmente em gráficos, mas uma interessante, com bons efeitos sonoros e com um tom profissional. Se você não consegue fazer isso, ao menos tente criar uma primeira fase legal para prender o jogador desde o começo, e não guardar só o melhor para depois.
11 - Mude os sprites das caixas de texto:
Para fazer isso, basta usar o message_background(nome_da_imagem) no Create event da primeira room. Também mude os sprite dos botões, ultilizando message_button(nome_da_imagem), lembrando que a imagem dos botões devem ter 3 subimagens (sem mouse, mouse sobre e clique do mouse).
12 - Faça cutscenes de Game over:
Não é nada interessante jogar algo que, no momento que você perde, uma caixa de texto aparece do nada, diz que você morreu e o jogo simplesmente recomeça. Faça uma room separada de Game over, com ao menos 5 segundos de animação, seja escrito "Fim de Jogo" aparecendo lentamente, com alguma musiquinha sádica ou qualquer coisa do Gênero. Use a sua imaginação!
Por enquanto é isso. Assim que eu tiver mais dicas, estarei editando este Post, então fiquem ligados! Até!
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