Olá. Continuaremos aqui o Passo-a-passo de Fran Bow. Desta vez, iremos falar um pouco sobre o capítulo 3 do jogo, que trás para nós uma mecânica diferente, mas interessantíssima, além de um mundo mágico diferente, Ithersta.
Capítulo 3: "Vegetative State"
O capítulo inicia-se numa longa cena, em que o jogador encontra um personagem muito icônico do jogo, Palontras. Com o final desta, o jogador estará livre para controlar Fran. Em primeira instância, saia do castelo. Depois, na primeira bifurcação, vá para a floresta adentro (se necessário, use a placa para saber qual caminho).
Chegando no relógio das estações, tente puxar sua alavanca.
Feito isso, retorne uma sala e vá para a esquerda, chegando na vila. Continue para a esquerda duas vezes até encontrar um Caracol disposto a jogar o Jogo da Velha. Aceite jogar com ele e vença-o pelo menos quatro vezes, para obter quatro Coins. Note que se você vencê-lo cinco vezes você obtém uma conquista Steam.
Assim sendo, retorne uma sala e agora fale com Cogwind, o dono da loja de relógios. Após a conversação, entregue uma moeda de ouro para este e siga-o até o relógio das estações, na floresta. Fale com ele aqui e o relógio estará funcional a partir de então. Muito conveniente, Cogwind ainda nos dará um controle remoto do relógio, para que mudemos as estações em qualquer lugar de Ithersta.
Note que a partir de agora, as estações importam para a ocorrência de eventos. Isso significa que, caso um objeto não exista ou uma ação não esteja acontecendo corretamente, a causa fundamental deste problema tem grandes chances de ser a estação errada. Então, sempre certifique-se de mudá-la corretamente de acordo com as necessidades dos enigmas.
Agora, vá uma sala para a esquerda. Mude a estação para verão e pegue a Broken Fishing Rod apoiada na árvore.
Retorne á sala do relógio e agora vá uma sala para a direta. Aqui, mude a estação para outono e use sua Bloody Knife, já no seu inventário, na Basket próxima ao limoeiro.
Agora, nesta mesma sala, mude a estação para verão novamente e espere o inseto pegar a cesta de limões e levá-la. O furo que fizemos na cesta fará com que um destes caia no chão. Pegue-o.
Retorne a vila, em qualquer estação exceto inverno. Aqui, na primeira parte, use a Broken Fishing Rod na vendedora de tecidos para obter um Thread e no ferreiro, que irá lhe oferecer um anzol de pesca por três Coins. Caso você já tenha obtido-as seguindo os passos anteriores, apenas entregue as moedas a ele para comprar o anzol.
Agora, abra seu inventário e combine a Broken Fishing Rod com o Thread, e depois a mistura com o Fish Hook, para formar uma Fishrod. Saia da vila e, na sala da bifurcação, use a Fishrod no Lake para pescar um Fish.
Prosseguimos agora para a floresta novamente. Continue o caminho até a montanha, vá até o topo desta e uma cena irá ocorrer. Agora, volte uma sala e mude a estação para o inverno. Uma passagem deverá abrir na montanha.
Entre e fale com o Great Wizard. Alimente a conversação até quanto o possível até que você receba a lista das Riddles. Agora, saia da caverna e retorne até o local do relógio das estações. Você encontrará Palontras ferido, e após uma cena, ele deixará cair uma Feather.
Retorne a sala do Great Wizard, examine a estrela no chão e coloque os itens de acordo com as Riddles, em sentido horário: Matches, Lemon, Fish, Feather. Segue uma imagem da sequencia correta:
Agora, devemos recuperar os instrumentos do Great Wizard para que este encontre as Stones, que abrem nosso caminho para casa. Saia da sala e vá para o topo da montanha. Kotrem irá acordar, e se recusará a nos entregar o chapéu do mago.
Retorne ao pé da montanha e mude a estação para outono. Uma flor vermelha irá florescer, então use sua Bloody Knife para cortá-la e obter uma Mountain Flower.
Agora, volte até o local do relógio das estações e vá para a esquerda. Mude a estação para o Verão e pegue o barco. Continue para a esquerda até o quanto puder até encontrar a Fran's Clothes.
Volte duas salas à direita e fale com a Small Island. Após o diálogo, entregue-a a Mountain Flower obtida anteriormente e esta irá aceitar retornar ao seu marido, Kotrem.
Por fim, retorne a Kotrem (lembre-se que este só acorda no inverno) e, após uma pequena cena, este irá lhe entregar o Wizard's Hat. Agora, retorne a sala do Great Wizard e entregue-o o chapéu obtido. Podemos então entrar na biblioteca do castelo com a senha obtida através do Great Wizard, portanto volte até o castelo e tente adentrar na biblioteca, passando pelo guarda. Lembre-se que esta só abre durante o Outono e o Inverno.
Na biblioteca, vá até o Puzzle central. Neste enigma, você deve montar do segundo (exclue-se o "0") ao nono dígito da sequencia de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 e 21). A grande dificuldade reside no fato de que os números não estão representados em algarismos indo-arábicos, mas sim um sistema de numeração ficcional. Com a ajuda do livro aberto ao lado do Puzzle, que nos ajuda na conversão das representações numéricas, podemos chegar á seguinte sequencia:
Feito isso, gira a manivela algumas vezes até que um boneco de Itward apareça com o livro em mãos. Mude sua estação para Verão ou Primavera (em que a biblioteca encontra-se fechada) e empurre a escada, agora disponível, duas vezes para alcançar o Wizard's Book. Com o livro em mãos, retorne ao Great Wizard e entregue a ele.
Feito isso, agora temos de encontrar os sapatos do mago, que está em uso do Grande Dançarino, que apresenta-se dentro do bar dos insetos, no Outono.
Saia da caverna e mude a estação para o Verão ou Outono. Desça até o pé da montanha e vá agora para a direita, onde uma cena com alguns Valokas irá ocorrer. Após a cena, vasculhe a pilha de troncos apoiadas na parede para encontrar uma entrada grande o suficiente para Mr. Midnight entrar.
Dentro, espere a Senhora abelha adormecer, no canto direito, e pegue o Ticket dela. Depois, saia.
Com o Ticket em mãos, mostre-o ao guarda da Taberna. Este não irá nos deixar entrar, pois reconhecerá a fraude do Ticket roubado. Abra seu inventário, e combine o Crayon com o Worn Ticket, obtido no corpo do exterminador, no capítulo anterior, para formar um Fake Ticket.
Mostre-o ao guarda e este nos deixará entrar. Aqui dentro, primeiramente, devolva o Ticket roubado para a Druken Bee, pois isso lhe renderá uma conquista Steam. Agora, mude a estação para o Verão (nota: mude rapidamente, pois caso o Inverno chegue a "funcionar", você será mandado para fora da taberna). Vasculhe o piano e um puzzle muito simples irá ser revelado.
Quanto mais alto o pêndulo estiver, mais rápido será o ritmo do piano. Note que o último nível é marcado com a cor laranja, isto é, a mistura de vermelho com amarelo. Portanto, a combinação correta é:
Feito isso, feche o enigma e retorne ao Outono. Então, espere um pouco, até que o Dançarino perca-se no ritmo e caia. Quando isto acontecer, recolha os Wizard's Shoes. Saia da taberna e retorna ao Great Wizard e entregue-o o seu par de tênis.
Agora, volte ao grande boneco mecânico Valoka (onde ocorrera a cena dos Valokas). O objetivo deste puzzle é passar o bastão do mago de mão em mão do boneco Valoka, até que o primeiro esteja em nosso alcance. Segundo a numeração da imagem abaixo, temos que a sequencia correta para que isto ocorra com sucesso é dada por 3, 4, 4, 1, 1, 2, 2 (os números correspondem ás alavancas enumeradas de acordo com a imagem abaixo).
Assim que obtida a Wizard's Wand, retorne ao Great Wizard mais uma vez e entregue-a. Como já obtivemos as roupas de Fran anteriormente, num dado momento passado neste mesmo guia, também voltaremos a sermos humanos neste mesmo momento.
Retorne então ao rei Ziar. Em seus aposentos, após uma cena, siga-o até o saguão principal do castelo e aguarde que ele revele a porta secreta para você. Após a cena, a solução do puzzle fundamenta-se em clicar duas vezes em cada uma das cores, na seguinte sequencia: rosa, vermelho, azul, amarelo, verde. A enumeração da imagem abaixo segue a sequencia correta:
Feito isso, a porta irá se abrir, e uma cena final irá ocorrer, onde você irá receber o Palontra's Box de Ziar, em nome de Palontras. Ao terminar a cena, um minigame opcional começa.
Assim como todos os minigames do jogo, o minigame do Troll, no final deste capítulo, não é obrigatório. Embora um pouco mais difícil que os outros, ele ainda sim lhe rende uma conquista Steam. Após ele, o capítulo encerra-se. Nos vemos no próximo!
Retorne a sala do Great Wizard, examine a estrela no chão e coloque os itens de acordo com as Riddles, em sentido horário: Matches, Lemon, Fish, Feather. Segue uma imagem da sequencia correta:
Agora, devemos recuperar os instrumentos do Great Wizard para que este encontre as Stones, que abrem nosso caminho para casa. Saia da sala e vá para o topo da montanha. Kotrem irá acordar, e se recusará a nos entregar o chapéu do mago.
Retorne ao pé da montanha e mude a estação para outono. Uma flor vermelha irá florescer, então use sua Bloody Knife para cortá-la e obter uma Mountain Flower.
Agora, volte até o local do relógio das estações e vá para a esquerda. Mude a estação para o Verão e pegue o barco. Continue para a esquerda até o quanto puder até encontrar a Fran's Clothes.
Volte duas salas à direita e fale com a Small Island. Após o diálogo, entregue-a a Mountain Flower obtida anteriormente e esta irá aceitar retornar ao seu marido, Kotrem.
Por fim, retorne a Kotrem (lembre-se que este só acorda no inverno) e, após uma pequena cena, este irá lhe entregar o Wizard's Hat. Agora, retorne a sala do Great Wizard e entregue-o o chapéu obtido. Podemos então entrar na biblioteca do castelo com a senha obtida através do Great Wizard, portanto volte até o castelo e tente adentrar na biblioteca, passando pelo guarda. Lembre-se que esta só abre durante o Outono e o Inverno.
Na biblioteca, vá até o Puzzle central. Neste enigma, você deve montar do segundo (exclue-se o "0") ao nono dígito da sequencia de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 e 21). A grande dificuldade reside no fato de que os números não estão representados em algarismos indo-arábicos, mas sim um sistema de numeração ficcional. Com a ajuda do livro aberto ao lado do Puzzle, que nos ajuda na conversão das representações numéricas, podemos chegar á seguinte sequencia:
Feito isso, gira a manivela algumas vezes até que um boneco de Itward apareça com o livro em mãos. Mude sua estação para Verão ou Primavera (em que a biblioteca encontra-se fechada) e empurre a escada, agora disponível, duas vezes para alcançar o Wizard's Book. Com o livro em mãos, retorne ao Great Wizard e entregue a ele.
Feito isso, agora temos de encontrar os sapatos do mago, que está em uso do Grande Dançarino, que apresenta-se dentro do bar dos insetos, no Outono.
Saia da caverna e mude a estação para o Verão ou Outono. Desça até o pé da montanha e vá agora para a direita, onde uma cena com alguns Valokas irá ocorrer. Após a cena, vasculhe a pilha de troncos apoiadas na parede para encontrar uma entrada grande o suficiente para Mr. Midnight entrar.
Dentro, espere a Senhora abelha adormecer, no canto direito, e pegue o Ticket dela. Depois, saia.
Com o Ticket em mãos, mostre-o ao guarda da Taberna. Este não irá nos deixar entrar, pois reconhecerá a fraude do Ticket roubado. Abra seu inventário, e combine o Crayon com o Worn Ticket, obtido no corpo do exterminador, no capítulo anterior, para formar um Fake Ticket.
Mostre-o ao guarda e este nos deixará entrar. Aqui dentro, primeiramente, devolva o Ticket roubado para a Druken Bee, pois isso lhe renderá uma conquista Steam. Agora, mude a estação para o Verão (nota: mude rapidamente, pois caso o Inverno chegue a "funcionar", você será mandado para fora da taberna). Vasculhe o piano e um puzzle muito simples irá ser revelado.
Quanto mais alto o pêndulo estiver, mais rápido será o ritmo do piano. Note que o último nível é marcado com a cor laranja, isto é, a mistura de vermelho com amarelo. Portanto, a combinação correta é:
Feito isso, feche o enigma e retorne ao Outono. Então, espere um pouco, até que o Dançarino perca-se no ritmo e caia. Quando isto acontecer, recolha os Wizard's Shoes. Saia da taberna e retorna ao Great Wizard e entregue-o o seu par de tênis.
Agora, volte ao grande boneco mecânico Valoka (onde ocorrera a cena dos Valokas). O objetivo deste puzzle é passar o bastão do mago de mão em mão do boneco Valoka, até que o primeiro esteja em nosso alcance. Segundo a numeração da imagem abaixo, temos que a sequencia correta para que isto ocorra com sucesso é dada por 3, 4, 4, 1, 1, 2, 2 (os números correspondem ás alavancas enumeradas de acordo com a imagem abaixo).
Assim que obtida a Wizard's Wand, retorne ao Great Wizard mais uma vez e entregue-a. Como já obtivemos as roupas de Fran anteriormente, num dado momento passado neste mesmo guia, também voltaremos a sermos humanos neste mesmo momento.
Retorne então ao rei Ziar. Em seus aposentos, após uma cena, siga-o até o saguão principal do castelo e aguarde que ele revele a porta secreta para você. Após a cena, a solução do puzzle fundamenta-se em clicar duas vezes em cada uma das cores, na seguinte sequencia: rosa, vermelho, azul, amarelo, verde. A enumeração da imagem abaixo segue a sequencia correta:
Feito isso, a porta irá se abrir, e uma cena final irá ocorrer, onde você irá receber o Palontra's Box de Ziar, em nome de Palontras. Ao terminar a cena, um minigame opcional começa.
Assim como todos os minigames do jogo, o minigame do Troll, no final deste capítulo, não é obrigatório. Embora um pouco mais difícil que os outros, ele ainda sim lhe rende uma conquista Steam. Após ele, o capítulo encerra-se. Nos vemos no próximo!
vaslew
ResponderExcluirNão encontrei ele ferido
ResponderExcluirvocê tem que subir na montanha (no inverno), em cima da casa do grande bruxo, depois vai rolar uma cena, depois dessa cena você vai no relogio
Excluirchorei dps da cena....
ExcluirEu não achei ele ferido
ResponderExcluirNão achei ele ferido
ResponderExcluirme explica, COMO EU PEGO A FLOR DE KOTREM, e deu errado pq eu ja peguei a roupa de uma vez?
ResponderExcluirusa a faca na flor
Excluirobrigada
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpara quem não conseguiu os sapatos é só troca para estação bem rápido assim o dançarino irá cair,alias muito obrigado pela ajuda,
ResponderExcluirBem, eu não estava conseguindo pegar a droga dos sapatos desse inseto desgraçado, então voltei 1 estação e conversei com todos que estavam no salão, ai fui pro verão, mexi no piano e voltei pra estação que ele estava dançado, ai sim funcionou e consegui os sapatos :p
ResponderExcluirEu não consigo fazer o lance do pêndulo
ResponderExcluirjá entreguei os sapatos mas não consigo ver a sena dos valokas
ResponderExcluirnao achei a small island
ResponderExcluirEu também não
ExcluirNão tô conseguindo resolver o puzzle da porta
ResponderExcluirNo puzzle da porta das pedras, é preciso apertar 3 vezes ao invés de duas
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirA smal sland n aprece
ResponderExcluirNão consigo achar a pena :(
ResponderExcluirVocê tem que mudar a estação para outono e vai ate o relógio la você vai encontrar o bixinho ferido vc se aproxima dele e ele foge deixando uma pena
ExcluirNão to conseguindo achar os fósforos :((
ResponderExcluiros fósforos já estão no seu inventário é a caixa vermelha q vc pega em outro capítulo
ExcluirObrigada :)))
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