sábado, 24 de novembro de 2012

[League of Legends] Glossário detalhado

Fala pessoal, beleza?

Neste guia farei um detalhado Glossário de League of Legends nos quais fornecem definições detalhadas, com o objetivo de ajudar principalmente os iniciantes que ficam perdidos entre milhares de gírias dentro do jogo.

Talvez alguém que já tenha jogado alguns outros jogo, especialmente RPG, já esteja familiarizado com alguns termos, porém LOL tem suas próprias gírias e um jogador iniciante pode se sentir perdido no começo. Bem, este guia vai lhe ajudar.

Vale lembrar que eu organizei a lista por ordem de relevância - e não alfabética, das consideradas mais importantes primeiro até as menos utilizadas.

1. Geral:

Lane: Os caminhos pelos quais as tropas (Minions) passam. Existem três Lanes em Summoner's Rift (5x5) e duas em Twisted Treeline (3x3). Elas são:
Top (Top Lane): Lane onde fica o Solo top (como Jax e Shen) quando possui um Jungler (como Warwick e Rengar) no time. O personagem em Solo Top é o que geralmente tem mais sustain, ou seja, possui habilidades ou artifícios que permitem com que ele se cure ou de alguma forma permaneça por muito tempo defendendo a torre sem precisar voltar para a base e deixá-la desprotegida.
Mid (Middle Lane): Principal lane, onde o AP Carry (como Ryze e Fizz) do time se localiza sempre sozinho. Aqui ele tem a oportunidade de Farmar mais que os outros do time e executar Ganks nas outras Lanes que estão em desvantagem para o time.
Bot (Bottom Lane): Lane onde geralmente o AD Carry (como Caitlyn e Draven) e o Support (como Alistar e Sona) se localizam. O Support facilita o AD Carry a matar, curando-o ou debilitando o AD Carry do outro time. Ele também distribuir Wards pelo local, enquanto o AD Carry só se preocupa em Farmar.

Nota: essa definição consiste no Meta Game atual.

Gank: Ato de sair da sua Lane original e ir para outra para emboscar os inimigos pelas costas, quase sempre através do rio central (em SR) ou pela selva (TT). Como raramente o time inimigo usa Sentinelas (wards) no rio sem um Jungler no time, os Ganks tornan-se menos previsíveis. Isso, é claro, se o seu oponente esquecer o MIA, caso contrário os seus alvos vão recuar. Avance sempre a sua Lane antes de executar um Gank para evitar que o seu oponente tenha tempo de atacar sua torre na sua ausência.
Um gank bem sucedido é quando: você mata um ou dois oponentes ou faz com que eles gastem seus Flashes ou habilidades de grande Cooldown que servem para eles escaparem.
Um gank mal sucedido é quando: seu aliado ou você morre, ou os oponentes conseguem escapar.

MIA: Do inglês, Missing in Action, ou seja, fora de vista. Quando o seu oponente desaparece da sua Lane por um tempo razoável, coloque no chat 'MIA +sua lane (Bot/Mid/Bot)', para que seus aliados fiquem avisados que você não sabe onde ele está e que possívelmente está preparando um Gank em outra Lane.

Farm/Farmar: Matar minions ou monstros neutros para obter ouro e experiência. Extremamente mais eficaz em conjunto com o Last Hit.

Last Hit: Ato de atacar o Minion inimigo somente quando falta apenas um golpe para ele morrer, ganhando ouro do mesmo jeito e não avançando a sua Lane, no qual evita Ganks inimigos e permite Ganks do Jungler do seu time.

Feedar: Ato que morrer muito, dando assim muito ouro ao seu inimigo, no qual ficará muito mais forte que qualquer aliado seu. Nunca faça isso. Se você perceber que não tem chance contra seu inimigo, fique perto da torre apenas defendendo-a e não tente derrotá-lo, à menos que você receba ajuda de algum aliado.

Leash: Ato de ajudar o seu Jungler a derrotar o Golem que possui o Blue Buff ou o Lagarto que possui o Red Buff, para evitar que ele perca muito HP. Apenas bata algumas vezes até 50% da energia do monsro e vá para a sua Lane. Isso também previne que o time inimigo venha até a sua Jungle e pegue o Jungler sozinho, por esse mesmo motivo, fique escondido nos arbustos do rio para servir de sentinela até que o monstro nasça e você possa finalmente dar Leash. 

Minions/Creepers: As tropas; os pequenos soldados que avançam cada uma das Lanes em grupos de 6~7 que combatem os Minions inimigos e servem principalmente para Tankarem torres inimigas para que você as destrua.

Team Fight ou TF: Luta de todo o time inimigo contra todo o seu time unido. Vencer uma Team Fight é derrotar todos os campeões oponentes ou ao menos derrotar mais oponentes do que sair com mais aliados derrotados.

Wardar: Ato de colocar Wards em pontos estratégicos no mapa, ou seja, sentinelas (item) nos quais fornecem visão enquanto durarem independentemente se um campeão aliado está ali ou não, por um certo período.

Ult/Ultimate: A habilidade suprema do seu personagem que corresponde a letra R, e pode ser adquirida apartir do nível 6. No nível 11, ela pode ser aprimorada, e no nível 16, atinge seu poder máximo.

Harass/Poke: Do inglês 'incomodar' e 'cutucar' resp., é o ato de atacar o inimigo enquanto você Farma pra diminuir a energia dele aos poucos, oprimindo e atrapalhando o farm dele.

CC: Crowd Control, ou seja, efeitos negativos que impedem o seu personagem de executar ações básicas como atacar, lançar magias ou andar. Exemplos: Atordoamento (Stun), Silêncio (Silence) e Lentidão (Slow).

(Tower) Dive: Do inglês 'mergulhar', é o ato de matar o inimigo, geralmente com pouca energia, embaixo da torre dele, com ou sem ajuda de aliados.

Burst: Alta quantidade de dano causada quase instântaneamente, geralmente dada por AP Carries que formam seu combo em um único alvo.

Babysit: Pessoa na qual recebe constante ajuda do Jungler no time.

Build: Conjunto de itens que você forma no seu campeão.

Bait: 'Isca', alguém que atrai o time inimigo para uma armadilha.

Lure: O que um Bait faz.

Creepwall: Usar os Minions como escudo contra certas habilidades do inimigo, como a puxada do Blitzcrank ou a rajada da Ashe.

SR: Summoner's Rift, o mapa 5x5 de League of Legends. É o mapa principal do jogo.

TT: Twisted Treeline, o mapa 3x3 de League of Legends.

GG: Do inglês, 'Good Game' ou 'Bom jogo'. Usado no fim da partida.

BG: 'Bag game' ou 'Jogo ruim'.

BRB: 'Be right back', ou 'já volto'.

AFK: 'Away from keyboard', ou 'longe do teclado'. Pessoa que deixou o jogo.

Quiter: Pessoa que abandonou a partida.

Meta (game): Definição atual de como as funções (roles) devem ser posicionadas. Atualmente se deve ao Solo Top, Jungler, AP Carry Mid, AD Carry junto ao Suporte Bot.

ARAM: Do inglês, 'All Random, All Mid'. Partida geralmente em Proving Grounds (onde só existe uma Lane) onde todos os personagens são escolhidos aleatóriamente.

2. Funções (roles):

AD: Do inglês Attack Damage, significa um personagem que causa mais dano com ataques normais.

AP: Do inglês Ability Power, significa um personagem que causa mais dano comsuas habilidades.

(AD/AP) Carry: Personagem puro-dano do time, o qual causa mais estrago numa Team Fight e deve ser protegido.

Jungler: Personagem que evolui o nível matando os monstros da selva. Depois que ele obtem certo nível, ele parte para uma Lane em desvantagem para Gankar. Ele repete o processo até as torres cairem. Você pode identificar um Jungler caso ele esteja usando Golpear (Smite) como habilidade de invocador (na maioria dos casos, com poucas excessões)

Tank: Personagem feito para aguentar muito dano e iniciar as Team Fights. Nunca foque seus ataques no Tank. Esse é o pior erro de todos que se comete numa Team Fight, pois ele é feito para não morrer tão facilmente porém seu dano é baixo.

Support: Personagem que possui várias funções e faz uso de itens no qual beneficiam o time. A principal delas é Wardar o campo para fornecer uma visão melhor ao seu time. A segunda é proteger (curando-o ou fornecendo a ele Buffs) ou facilitar o AD Carry do time a matar oponentes (como o Blitzcrank, que puxa inimigos à distância). Um tank é considerado um Support, mas nem todo Support é Tank. Lembre-se que um Support não mata (mas é livre para dar Harrass nos oponentes de possível) e não farma, ele pega ouro usando itens e runas de ouro p/seg, e ele deve sempre carregar consigo Wards.

3. Elementos do mapa:

Jungle: Selva, onde se encontram os monstros neutros e os Buffs Red e Blue de ambos os times. A Jungle de ambos dos times são exatamente iguais, com os monstros dispostos da mesma forma, porém de forma refletida.

Red (buff): Buff vermelho do lagarto da Jungle, no qual garante redução de velocidade nos alvos inimigos e dano constante em inimigos próximos. Dê ele sempre ao seu AD Carry.

Blue (buff): Buff azul do Golem, no qual garante grande regeneração de mana e redução de Cooldown nas habilidades. Dê ele sempre ao seu AP Carry.
Baron: Barão Nashor, o monstro neutro mais forte do mapa que se localiza na parte superior do rio em SR, no qual exige que todos (ou a maioria, dependendo de quão forte está seu time) os aliados se reúnam para derrotá-lo. Quando derrotado, esse inimigo fornece ouro e uma aura para todos os campeões do time (independente de onde eles estavam ou o que estavam fazendo, exceto se estiverem mortos) no qual fornece muitos efeitos positivos que podem fazer o jogo virar. Ele nasce pela primeira vez aos 15 de jogo e demora 7 minutos para renascer.

Dragão/Drake: Um monstro neutro que fica no rio mediano de Summoner's Rift, no local oposto do Barão Nashor. Derrotá-lo oferece 190 de ouro para todos os time, além de 25 de ouro adicional para quem matá-lo. Ele nasce pela primeira vez aos 6 minutos de jogo e demora 6 minutos para renascer.
4. Itens:

Infinity: 'Gume da Infinidade', ou 'Infinity Edge'. Um dos principais itens de um campeão AD.

Rabbadon: 'Capuz da Morte de Rabbadon', ou 'Rabbadon Deathcape'. Principal item de um campeão AP.

Ward: 'Sentinela', item consumível, no qual garante visão ao redor enquanto fica invisível aos inimigos. Coloque-os em pontos estratégicos para evitar Ganks ou na Jungle para evitar que o Jungler inimigo roube seus Buffs.

Oracle: 'Elixir do Oráculo', item consumível, no qual permite o seu campeão e todos próximos à você detectar unidades invisíveis. O efeito dura 5 minutos ou até a próxima morte.

Thornmail: 'Armadura de espinhos', um dos principais itens de um Tank contra um time inimigo AD, no qual devolve 30% do dano que ele recebe em forma de dano mágico.

GA: 'Guardian angel',  ou 'Anjo guardião'. Armadura que faz com que o seu personagem renasça no mesmo local com certa energia e mana. Demora 5 minutos para o efeito se reestabelecer.

Shurelya: 'Devaneio de Shurelya', item muito utilizado pelo suporte que fornece energia, regeneração de vida, regeneração de mana, redução de recarga e uma ativa que dá bônus de velocidade à todos os aliados próximos por 3 segundos.

5. Personagens:

Cho: Cho'Gath.

Ez: Ezreal.

GP: Gankplank.

MF: Miss Fortune.

TF: Twisted Fate.

Voli: Volibear.

WW: Warwick.

Yi: Master Yi.

6. Outros:

IP: Influence Points, dinheiro comum do League of Legends, usado para comprar Campeões e Runas. Adquirido ao jogar, tanto na vitória quando na derrota.

RP: Riot Points, pontos comprados com dinheiro real usando para comprar Campeões, Skins ou bônus temporários.

OP: Do inglês 'Over Powered', é usado para definir algum campeão que está mais forte que os outros, necessitando assim, de menos habilidade do jogador. Quase sempre isso são opiniões pessoais, e geralmente novos campeões são taxados de OP pois os jogadores não estão acostumados a jogar contra, ou em alguns casos, estão realmente desbalanceados. E é ai que entram os Nerfs.

Nerf: Reduzir a capacidade de um campeão em alguma atualização do jogo, diminuindo os efeitos de suas habilidades, aumentando seus Cooldowns ou engrandecendo seus gastos de mana, permanentemente.

PBE: 'Public Beta Environment', servido público onde todas as atualização aparecem cerca de uma semana antes de serem aplicadas nos servidores oficiais, para que os jogadores possam testar e procurar por Bugs.

3 comentários:

  1. CARA MUITO BOM SEUS TUTORIAIS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. KS= Kill Steal, que é roubar a Kill de alguém de seu time. Esperar até o chamo inimigo estar quase morto por alguém de seu time é dar LH (last hit).

      Excluir

Dúvidas? Pergunte!
Ajudou? Agradece!
:]