sexta-feira, 30 de novembro de 2012

[League of Legends] Guia da Twisted Treeline!

Bem-vindo a Twisted Treeline!





"Este guia está desatualizado :]"

Neste guia eu irei abordar todos os elementos da Twisted Treeline,  mapa 3x3 de League of Legends. Mês passado (17 outubro de 2012) ele recebeu uma reformulação que não só alterou completamente a aparência no mapa como revirou a jogabilidade do mapa em proporções extremas, adicionando um novo chefe, altares, novos itens e até proibições de certos itens que eram considerados absurdos em um mapa com o objetivo de ser mais rápido e oferecer constante lutas grupais (como a Armadura de Espinhos).

Índice:
1. Prévia do mapa
2. Elementos do mapa
3. A Selva
4. Altares
5. Itens exclusivos e itens exclusos
6. Vilemaw
7. Guia rápido e dicas
8. Finalização
[Extra] Curiosidades

1. Prévia do mapa:

Twisted Treeline é um mapa de 3 versus 3, onde o Nexus azul fica à esquerda e o Nexus roxo à direita. Existem apenas duas Lanes neste mapa - Top e Bot, e uma Selva contendo monstros neutros, altares e uma fonte neutra e permanente de bônus de velocidade no centro. No mais, o ninho de Mandíbula, a grande aranha e chefe do mapa, fica no topo do mapa. Igual ao Barão, ele oferece um bônus global e 192 unidades de ouro para a equipe que derrotá-la, mesmo não se igualando ao poder de Nashor.

Os campeões iniciam com 825 de ouro. Isso é equivalente a uma bota e um item de Doran, nos quais a maioria dos jogadores optam por iniciar. Este mapa, além de ser muito mais intenso que o Summoner's rift, apresenta os Altares que vieram do modo Dominion do jogo, nos quais os jogadores devem lutar entre sí para os conquistarem. A equipe que manter um altar ganha bônus de ouro por tropa derrotada, já a equipe que manter ambos ganha bônus de dano.

Por fim, neste mapa o ganho de ouro por segundo é bem maior, assim como a velocidade das tropas, o que torna o jogo ainda mais rápido. A regeneração de mana deste mapa também é permanentemente acelerada.

2. Elementos do mapa:
Clique na imagem para ampliar.
3. A Selva:

A Selva possui - além dos muito citados Altares - três tipos de inimigos que já são encontrados em Summoner's Rift, porém com dados e aparência alteradas. É recomendável você começar a fazer os monstros da selva apartir do nível 6, onde é mais rápido derrotá-los e o ganho de ouro e experiência das tropas não é tão alto como no início.

Campo de Lobos: Possui um lobo maior e dois lobos menores.
Campo de Fantasmas: Possui um fantasma maior e dois menores.

Campo de Golens: Possui um golem maior e um menor.
Todos os campos demoram apenas 50 segundos para reaparecem depois de mortos. Devo lembrar para SEMPRE estar limpando a selva sempre que possível, pois é uma quantidade excelente de ouro e experiência a cada menos de um minuto.

4. Altares:

O mapa possui dois altares, um de cada lado, que podem ser dominados pelos times. Eles são liberados pela primeira vez aos 3:30 de partida. Um altar dominado permanece trancado por 90 segundos, ou seja, o time inimigo não pode roubá-lo até que ele seja destravado. 

Para dominar um altar destrancado, os integrantes do grupo devem permanecer sobre ele por um certo período. Quando mais pessoas do mesmo time estiverem sobre o altar, mais rápido acontece o domínio.


Quando um time possui um altar dominado, ele ganha 3 unidades de ouro bônus por cada tropa derrotada. Quando o time está dominando ambos os altares, seu dano e poder de habilidade são aumentados em 10% (além do bônus de 3 unidades de ouro).

Lembre-se de uma coisa: quando você está sobre um altar, seja o seu, seja do time oposto ou seja ele de nenhum dos times ainda, o time inimigo poderá ver você no mini-mapa. Nunca passe por cima dos altares (muito menos se forem seus), à menos que você tenha o propósito de dominá-lo.

5. Itens exclusivos e itens exclusos:

Twisted Treeline, além de ter uma jogabilidade bem diferenciada, ainda possui novos itens que são só obtíveis neste mapa como também possui itens que não podem ser comprados, ou seja, sua Build de Summoner's Rift pode não ser a mesma neste mapa, apesar de existirem alguns itens substitutos que fornecem ainda mais efeitos, além de alguns itens vindos do próprio Dominion.

Já citando de começo, a maior perda deste mapa é a falta de Sentinelas (Wards), pois o mapa é muito pequeno e seria fácil ter a visão plena dele. Entretanto, campeões como Teemo e Shaco ainda podem "wardar" o mapa da forma deles.

Itens exclusivos ou inclusos do mapa:
Dano físico:Dano mágico:Armaduras:Consumíveis:
Lâmina sanguinária (Dominion) (genérico de A Sedenta por sangue)Capuz de Wigglet (genérico de Rabbadon)Armadura sangrenta do suserano (genérico da Warmog)Icor da iluminação (Versão aprimorada do elixir da sapiência)
Saqueador de Lorde Van DammTocha de chamas negras (efeito anti-tank)(Dominion)
Icor da Ira (Versão aprimorada do elixir da fúria)
Machadinha sinistra (Genérico do Chamado do Carrasco) Lanterna espectral de Grez (Genérico da Lanterna de Wriggles/Ward temporário)
Essência do oráculo (Genérico do elixir do oráculo) (Dominion)

Varredura Hextech (Dominion)


Itens que não são permitidos no mapa:
Dano físico:Dano mágico:Armaduras:Consumíveis:
A Sedenta por sangue*Capuz da morte de Rabbadon*Armadura de espinhosSentinela**
Navalhas sangrenta de Madred* (removida do jogo)Ampulheta de ZhônyaArmadura de Warmog*Sentinela Detectora
Lanterna de Wriggle*
Anjo guardiãoTodos os Elixires***
Chamado do Carrasco*
Leviatã* (removida do jogo)
* Itens que são, de alguma forma, substituíveis em Twisted Treeline por seus genéricos que oferecem efeitos similares (porém obviamente com certas diferenças, o que levou a criação de itens diferentes).
** O efeito ativo da Lanterna Espectral de Grez foi criado com a intenção de substituir as Sentinelas, garantindo visão sobre uma área do mapa temporariamente.
*** Twisted Treeline possui um elixir específico para AP, Icor da sapiência (que garante aumento de poder de habilidade, redução de Cooldown e amplica a regeneração de mana) e outro para AD, Icor da Ira (que aumenta o ataque físico, aumenta a velocidade de ataque e 15% de dano extra contra torres), assim como a Essência do Oráculo, que produz o mesmo efeito do Elixir por 5 minutos, ou até a primeira morte.

6. Mandíbula (Vilemaw):

Mandíbula é o chefe local, assim como o Barão Nashor em Summoner's Rift (Vilemaw não é tão poderoso quanto o Barão Nashor, ainda mais por ser um mapa 3x3). Nessa mesma idéia, ele é um objetivo extremamente valioso que deve ser obtido constantemente sempre que possível. Ela aparece aos 10 minutos de partida.

Seu poder de ataque e energia máxima aumentam conforme o tempo vai passando e conforme os campeões vão evoluindo no mapa. Ela possui ataques em área muito poderosos e também possui uma passiva agressiva e acumulativa que diminui a armadura e resistência mágica dos alvos em 0.5 a cada 1 ponto acumulado (seus ataques normais acumulam 1 ponto, seu ataque de teia que puxa para ela alvos distanciados, 4 pontos, enquanto seu tremor em área 15 pontos, acumulando no total até 60 vezes, ou seja, redução máxima de armadura e resistência mágica de 30). Apesar disso, ele pode ser derrotado por apenas um integrante do time facilmente, desde que tenha um pouco de Roubo de Vida ou boa defesa (além de uma alta taxa de ataque).

O Bônus global que a criatura oferece ao ser derrotada provém Bônus de energia e mana, além de velocidade de ataque e 20% de redução de Cooldown em seus habilidades, e também 192 unidades de ouro para todos do time. O Bônus não pode ser roubado se você for morto.

Mandíbula retorna a cada 5 minutos sempre que derrotado.

7. Guia rápido e dicas:

Como sempre, o Gank inicial à procura do First Blood ocorre quase sempre em Twisteed Treeline. Geralmente, as equipes ficam escondidas no mato próximo ao altar da sua equipe. Uma dica é não tentar emboscar o inimigo no altar deles - esse é um grande erro que muita gente comete, pois as chances deles já estiverem o esperando camuflados perto do altar deles é extremamente alta, o que facilmente acarretará a primeira morte para o time inimigo.

Como funções (Roles) e organização do time, recomendo três off-tankers ou dois off-tankers e um Tank. Você pode até fazer um personagem focado inteiramente em dano, desde que ele aguente porrada da mesma maneira, como o Jax ou Darius. Não pegue assassinos ou AD/AP Carries pois, por mais feedados que eles estejam, você não vai conseguir carregar o jogo, e você será altamente focado desde cedo, impossibilitando o seu Farm. Entenda que a Twisted Treeline, ao menos por enquanto, é o reino dos Off-Tankers/Bruisers.

Para Farmar, a tática é alguém ficar sozinho no topo e alguém com um suporte no Bot (pois mais vale uma pessoa feedada com um suporte do que duas pessoas não feedadas). Farmar neste mapa não dura muito, geralmente não passa no nível 6, onde os personagens desbloqueam seus Ultimates. Após isso, é muito mais fácil ficar Feedado gankando constantemente seus inimigos. Diferente de Summoner's Rift, seu time deve manter as Lanes constantemente avançadas. Não à vantagem em Farmar com Last Hit neste mapa, muito pelo contrário: Lanes não avançadas significa falta de controle do mapa.

Lembre-se sempre de uma coisa: TRABALHO EM EQUIPE. Nunca faça nada sozinho, ou você será um alvo fácil. Um momento em que os times costumam se separar é quando os altares ficam destravados e alguém tenta dominá-los. Não cometa este erro, mas use-o em sua vantagem. Por exemplo, quando você está dominando o altar do lado oposto, e ele destravou, leve o time todo para emboscar o solitário que vai tentar recuperar o altar. Levando o Kill encima dele, o time inimigo ficará com um à menos, o que facilita empurrar as Lanes para destruir as torres.

A Selva do mapa jamais deve ser ignorada. Lembre-se disso: você tem cerca de 200 unidades de ouro que nascem a cada 50 segundos apenas do seu lado. Se você fizer a Jungle do lado oposto, a quantidade de ouro dobra, sem falar que a experiência obtida é excelente. Derrote os monstros neutros sempre que possível, e você com certeza perceberá que é muito mais rápido ficar Feedado.

Não se esqueça também de derrotar o Mandíbula, que aparece aos 10 minutos de jogo. Ele não chega à ser muito poderoso; ao nível 18 com apenas uma Lâmina Sanguinária e mais um pouco de dano já é possível derrotá-lo sozinho, desde que você permaneça longe dele para evitar seus tremores em área que causam muito dano.

8. Finalização:

Este foi meu breve guia de Twisted Treeline. Lembre-se que o mapa está em fase BETA e mudanças podem ocorrer a qualquer momento! Espero que vocês tenham aprendido alguma coisa e que de alguma forma pude melhorar a jogabilidade de vocês em tal mapa.

Até a próxima!
[Extra] Curiosidades:

O Design da nova Twisted Treeline foi altamente influenciado por Elise, um campeão que foi liberado juntamente ao novo mapa. Mandíbula, a maior criatura do mapa, é o 'Deus' que a própria história de Elise menciona e o qual ela venera.

Maokai nasceu, assim como Nocturne teve sua primeira aparição física, em Twisted Treeline.

Campeões que tiveram sua origem na Ilha das Sombras (localização de Twisted Treeline), como Hecarim, Morderkaiser, Elise, Yorick e Karthus ouvem mensagens diferentes ao capturarem os altares (as mensagens diferem dos altares leste e oeste). Evelynn é uma exceção, por algum motivo.

Se você dançar na frente de Mandíbula, ela pode fazer a dança do Carlton, de 'Um maluco no pedaço'.

É possível identificar todos os itens dispostos ao redor do vendedor, como a Dançarina Fantasma, Pedra filosofal, Lanterna de Wriggle e Armadura de espinhos (mesmo sendo impossível comprá-las neste mapa), entre outros.

3 comentários:

  1. Opa, o nome em português do Vilemaw não é Mandíbula..
    É Maldíbula...

    ResponderExcluir

Dúvidas? Pergunte!
Ajudou? Agradece!
:]