domingo, 7 de abril de 2013

[League of Legends] Como se dar bem no Solo Queue


Antes de mais nada, quero dizer que este não é um guia mágico que lhe dará a resposta de como subir da Liga prata para a liga Platina em três dias. Esse é um guia de reflexão que deverá não ensinar à você à jogar, mas sim lhe passar dicas de como jogar, e tentar fazer você entender por quê você simplesmente não consegue passar de Liga e está sempre trancado na mesma por até meses.

Este guia foi feito com bastante observação e cuidado. ;)

1. Cada um está na Liga que merece:

Seu time não é lixo. Seu time não é ruim. Quer dizer, até pode ser isso em alguns casos separados, mas você não está trancado no Bronze/Prata só porque o seu time é ruim. É impossível você cair 100% das vezes em um time que simplesmente não tenha a capacidade de ganhar, mas é completamente possível você cair sempre em um time que não consiga te carregar. Isso quer dizer que o seu problema não é o time, o problema do time que é você.

Se isso ainda não lhe convenceu, pare pra pensar um pouco: se você é tão bom quanto pensa ser, por quê você não consegue stompar o time inimigo e carregar o seu para a vitória?

Não estou dizendo que "cada um tem a Liga que merece e PRONTO". Tudo depende de você mudar a sua postura ou não. Se você está numa Liga de Tier baixa, você está fazendo alguma coisa de errado sim. E talvez as próximas dicas possam te dar uma luz do que seria, então leia tudo. Pacientemente.

2. Mantenha a comunicação com o seu time:

Princípios básicos:
- SEJA SEMPRE EDUCADO.
- NUNCA USE /ALL. NUNCA. (Apenas para BOM JOGO)
- XINGAR NÃO RESOLVE, E SÓ PIORA.

Se comunicar com o seu time é essencial. Seu time precisa saber de coisas importantes que acontecem na sua Lane, e você precisa saber integralmente o que está se passando nas outras Lanes. Lembre-se que esse é um jogo de equipe e garantir a sua Lane não garante a vitória.

Alguns exemplos de ótima comunicação com o seu time: "O Shen está com ulti, esperem que ele a use!", "O Hecarim está acampando aqui no Top!", "Katarina está de Teleporte ativo!", "Twisted Fate está quase no nível 6!".

Outra boa forma de manter o seu time atualizado é ser mais específico no seu MIA. Se o seu oponente estava de vida baixa e ele deu MIA, é extremamente improvável que ele esteja roaming querendo alguma coisa. Ele provavelmente voltou para a base se recuperar, então diga precisamente "MIA, provavelmente foi base!". Se o seu oponente é do tipo difícil de se controlar à todo momento, como uma Evelynn, um Pantheon ou um Kassadin, reforce essa idéia para os seus aliados: "Pessoal, o meu oponente de Lane tem muita mobilidade e eu não posso acompanhá-lo! Por favor, tenham cuidado!".

A comunicação na hora da escolha do campeão é extremamente importante. Grande parte dos jogadores se sentem confortáveis jogando com tal tipo de campeão em tal Lane. Talvez não seja uma boa ideia obrigá-los à jogar em uma Lane que eles não dominam tanto, ou com um tipo de campeão que eles não saibam dominar (como um iniciador, por exemplo). 

Nesse mesmo pensamento, se você for um dos últimos picks é ideal que você escolha campeões que se encaixem no seu time. Exemplos: no Top temos um Rumble. Rumble é AP. Tente escolher um Mid Laner AD Caster. No Top e no Mid temos dois campeões frágeis/assassinos. Pegue um Jungler Tank.

Como dica final, ajude sempre que possível as Lanes que necessitam. Nem sempre nós conseguimos jogar bem e ganharmos nossas Lanes, mas às vezes um empurrãozinho na hora certa pode fazer com que a situação vire antes que seja tarde demais.

3. Não pense no que é melhor pra você, pense no que é melhor para o time:

Seja coerente. Um time regular consegue facilmente derrubar um campeão inimigo ultra-forte sozinho. Você deve sempre pensar em fortalecer o seu time como um todo, e não pensar em meios de deixar somente você mais forte. É importante que você tenha isso em mente antes de ir para o próximo tópico.

Por exemplo: meu time está muito frágil, é melhor eu fazer uma Armadura de Warmog para tankar para eles ou um Aegis da Legião para torná-los mais resistentes?

Como jungler, isso também se aplica na distribuição de ambos os buffs. Por exemplo, quem pode fazer melhor uso do Blue? O Middle Laner que está constantemente morrendo ou o você? Quem pode fazer melhor uso do Red? A Ashe que já tem lentidão em seus ataques básicos ou o você? Detalhes como esses passam constantemente despercebidos.

Distribuição igualitária de Kills também é importante. Se você pega todos os Kills do jogo, você tem a OBRIGAÇÃO de levar o jogo. Se você não consegue fazer isso, é melhor nem pegá-los e deixar para quem o consiga.

4. Ajude o seu time com os objetivos:

Antes de mais nada, entenda os objetivos de toda partida de League of Legends:
- Visão de jogo (Sem visão de jogo não temos controle do...)
- Dragão (e nem do...)
- Barão (e se não temos eles, fica mais difícil derrubar as...)
- Torres (e consequentemente os...)
- Inibidores (sendo assim não dá pra destruir o...)
- Nexus (Aí não tem como ganhar, né?)

Ajudar a derrubar uma torre ou um inibidor qualquer um sabe. Nessa seção quero dar ênfase em duas coisas que muita gente deixa de fazer: ajudar o time com a visão de jogo e se posicionar para ter controle do Dragão e do Barão.

A primeira parte é a "visão do jogo". Traduzindo, "controle de mapa". Todos devem comprar sentinelas para ajudar no controle do mapa. Se você está no Mid e não compra sentinelas por quê você "é o mestre das fugas e não existe ninguém que consiga te gankar", parabéns. Mas talvez seus aliados não sejam. E as vezes a sentinela que você coloca nos matos perto do Mid revelam o Jungler inimigo indo em direção ao Bot, e isso poderá poupar duas Kills para o time inimigo. Isso, é claro, falando apenas do começo do partida. No Late Game, o controle do mapa triplica de importância. Isso porquê pegar alguém fora de posição pode resultar no fim da partida. Seja inteligente, trabalhe em grupo e nunca saia da base sem ao menos uma Sentinela. 

O segundo tópico é o controle do Dragão e do Barão. Muita gente acha que Dragão é somente coisa do Jungler e da Bot Lane e não entende a importância do Barão, então eles ficam fazendo qualquer outra merda esperando que o time faça por eles. Entenda: se você está apto, sempre ajude o seu time à fazer o dragão. Quando mais gente estiver ajudando à fazê-lo, mas incontestável fica para o time inimigo. Chegando à marca superior de 25 minutos do jogo, nunca permita que fique mais de uma pessoa na Bot Lane. Nunca. Isso abre brechas incríveis para o time inimigo correr para o barão enquanto seus aliados não podem fazer nada contra 5. Chegando aos 35 minutos de jogo ou mais, a Bot Lane deve ser esquecida (à menos que as tropas estejam atacando a sua torre), ou o time inimigo vai obter o Barão, e a partida vai acabar.

Só pra reforçar a ideia dos objetivos do jogo:
O que é a Visão de jogo? É um objetivo que abre portas para os outros objetivos. Sem isso, o seu time vai fazer tudo aleatoriamente  sendo impossível ganhar de um time organizado.
O que é um Dragão? Pode ser traduzido de várias formas. A mais simples que eu posso citar é que um dragão equivale à duas sentinelas extras para o seu suporte (e mais um pouco), isso equivale uma distância  de visão de 2200 por três minutos para o seu time todo.
O que é um Barão? Barão equivale à 1500 unidades de ouro e um Buff que possui entre 50% até 99% de  chances de decidir o resultado da partida, tudo dependendo de quão avançado está o jogo.
O que é uma Torre? 750 unidades de ouro global. Derrubar uma torre também amplia o seu controle do mapa e reduz permanentemente a visão de jogo do inimigo.
O que é um inibidor? Uma vez que destruído, a Lane que o inibidor representa estará em constante pressão devido às Super Tropas por 5 minutos.

5. Analise a partida e tome decisões  inteligentes:

Imagine uma situação hipotética em que cinco pessoas do outro time está tentando destruir uma torre sua, seja lá qual for. Você está sozinho na Top Lane, pronto para destruir a segunda torre. Você tem duas alternativas: continuar e destruir a torre inimiga, ou retornar e ajudar o seu time à enfrentar o inimigo. Você vai fazer isso aleatoriamente, ou utilizando dados para isso? Por exemplo:

- Meu time pode aguentar até que eu destrua a torre??
- Se não, e o time inimigo dizimar o minha equipe, quanto podemos perder por essa atitude??
- Vale à pena arriscar??
- Mas e se eu voltar para ajudar o time, valeu à pena abrir a mão de uma torre inimiga grátis??

São essas decisões vão definindo pouco à pouco a partida. Boas decisões podem ir decidindo à partida, enquanto más decisões podem ir custando pouco à pouco. De fato, não é possível prever todos os resultados, mas é importante que você tenha a capacidade de agir independentemente da sua decisão em tais situações.

Por último, jogadas arriscadas podem comprometer o seu time. Se você não está muito seguro, não as faça (como iniciar uma Team Fight decisiva aleatoriamente). Você pode levar o seu time para a derrota. Por outro lado, se você tem a oportunidade (como roubar o Red/Blue inimigo enquanto o Jungler inimigo está no Bot), seja ousado. Lembre-se: quem joga sempre passivamente, perde. Simples assim.

6. Use somente aquilo que você saiba lidar:

Não adianta você pegar um campeão considerado "OP" ou que seja extremamente útil se você não sabe jogar com ele. Você vai estar enganando o seu time e disso só pode sair desastres. Ás vezes você sabe jogar bem melhor com um campeão considerado atualmente ruim. Sendo assim, apenas para o seu time que eles podem confiar em você, e prove isso para eles.

Lembre-se: se você tem capacidades globais, o seu time vai cobrar isso de você, e com razão. Não adianta nada ter um Shen no time que nunca ulta, ou uma Soraka que anda com a câmera travada. Claro que não é possível salvar todo mundo à todo tempo, mas é um erro seu deixar uma boa oportunidade passar despercebida.

Um Jungler por exemplo, carrega um recurso extremamente importante do seu time: o Smite. O seu time confiou este recurso à você. Por este motivo você deve sempre estar presente do seu time na obtenção dos objetivos do Dragão e do Barão, pois é você quem vai garanti-los. Se o seu time está fazendo um desses objetivos, e você está em algum lugar fazendo qualquer outra coisa, e o time inimigo roubar esses objetivos, a culpa é sua, SIM!

Isso se aplica ao teleporte também. Em teoria, você deve usar o teleporte sempre que possível. Aguardar oportunidades perfeitas pode lhe custar tempo e talvez elas nunca cheguem. Por outro lado, se arriscar toda hora pode comprometer o time, e isso também não é bom. Treine bastante e aprenda a lidar com tais ferramentas.

7. Mantenha pressão no time inimigo, tenha influência:

Tão simples, mas tão importante. Se o time inimigo sempre possuir a visão de você, eles vão se sentir livres para fazerem o que bem entender. No momento que você fica MIA, o time inimigo automaticamente se sente mais ameaçado e portanto menos propício à fazer boas jogadas. Talvez você não precise sair para Gankar toda hora, ir fazer a sua Jungle já é o suficiente. Se você puder dar às caras em outras Lanes aleatoriamente,  será excelente.

8. Nem tudo depende de você, mas garanta aquilo que dependa:

Não é uma dica, mas é uma verdade. Se você jogar de AD Carry ou Support, você não pode fazer nada para garantir que o Top Lane e o Middle Lane se saia sempre bem. Ou vice-versa. Ás vezes você se deparada com aquela Cassiopéia 8/0 e você se sente incapacitado diante de tanto dano. Mas, por experiência própria, já vi um Rumble 10/0 lentamente ir para 15/10 no decorrer do jogo, e então acabar por perder a partida.

Quando uma Lane está indo extremamente mau, não desista. Não diga "GG nos 20", "Jogo perdido". Não desmoralize o seu time. Nenhum jogo é completamente perdido. Faça exatamente o contrário, diga "Vamos ganhar!", "Late game é nosso!". Mas não diga somente por dizer, e não minta para si mesmo, faça acontecer: garanta sua Lane, ajude seus aliados da melhor maneira possível, comande o seu time, controle os objetivos e os carregue para a vitória. Ás vezes a situação não tem conserto, mas você fez tudo o que estava ao seu alcance. E embora o jogo seja uma batalha entre equipes, a pontuação do Solo Queue (conhecido como ELO) mede seu potencial individualmente, então você eventualmente irá se mostrar apto à avançar de liga.

Por outro lado, nenhum jogo também é completamente ganho, então não comece à brincar e à comprar qualquer tipo item só por quê seu Top Lane está 8/0 com 250 de Farm e prestes à levar a torre do meio. O time inimigo pode neutralizá-lo, e aí não tem mais o que fazer, não é? Pois é.

9. Jogue Duo:

Encontre um parceiro de confiança que jogue no mesmo nível que você, e jogue Duo com ele. Não existe motivos para jogar Solo e não existe punição por jogar Duo, então o faça. Se você quer ganhar da forma mais fácil, um deve dominar a Jungle e o outro deve dominar o Mid fazendo Roaming (as duas lanes mais influentes no início/meio do jogo). Ambos ajudando as outras Lanes, pode ter certeza que as suas chances de vitórias serão de pelo menos 75%.

Por outro lado, se você jogar de AD Carry e seu parceiro de Support, as suas chances de ganhar é equivalente de um jogador Solo. Isso por quê ambos não podem fazer nada para ajudar as outras Lanes quando elas começarem à perder, então não faz diferença no final das contas. Pode ser mais divertido, e talvez vocês garantam a Bot Lane com perfeição, é claro, mas como eu disse no início desse guia, garantir sua Lane infelizmente não garante sua vitória.

10. Por fim, persista:

Ninguém ganha todos os jogos. Poucos prodígios conseguem avançar para o Ouro e além com poucas vitórias, e não se deve assumir que você é um deles. A média de vitórias dos jogadores é cerca de 50%. Você pode até ganhar uma seqüência absurda de vezes, mas seu Elo irá chegar e eventualmente as derrotas serão mais constantes.

Se você quiser avançar de Liga, tenha em mente que será desgastante, cansativo e envolve toda uma pressão psicológica. Não é uma boa ideia tentar quando você está ocupado com escola, trabalho, família ou afins. Pegue tempos livres em que você possa oferecer o seu máximo em cada partida, e você irá ganhar.

Sei que o sistema as vezes pode ser estranho, enquanto você ganha cerca de (hipoteticamente falando) 13 pontos por vitória, você perde 20 por derrota. Deve-se assumir que isso é igual para todos, então não temos muito do que reclamar.

Se você persistiu tanto que está cansado, eu tenho a solução: volte para a dica número 1 e você irá encontrar a resposta.

11. Faça seu time confiar na sua escolha:

Quer dizer que você é uma excelente Fiora Mid? Um ótimo Lee Sin support? Você andou treinando seu Urgot Solo Top? Bem, vai ter que convencer o seu time disso. É impossível você jogar bem quando o seu time está te xingando desde a Champion Select, lhe chamando de "Troll pick" e pedindo para te reportar desde o início da partida. Talvez você faça a melhor partida de sua vida, e ainda sim a derrota (caso venha à acontecer), na visão do resto do seu time, totalmente culpa sua.

No Low Elo (vulgo prata), você simplesmente deve evitar tais picks. Isso por quê no Low Elo você acha jogadores excelentes estagnados e jogadores péssimos no seu lugar de sempre. Vamos combinar que você  também não quer uma Soraka Solo Top no seu time, mesmo que seja o melhor jogador de Soraka do mundo, afinal, você não sabe disso, e não tem como saber até que a partida progrida.

Tente fazer escolhas sólidas, pelo menos até atingir um elo alto. Ali, todos esperam que todos consigam jogar bem com qualquer coisa, então o questionamento do Pick será muito mais raro.

5 comentários:

  1. estou longe de saber e sentir o que é partidas rankeadas e etc... mas desde já é sempre como sou, divido e compartilho e aplico se não todos, a grande maioria dos seus conselhos e dicas postadas aqui. inclusive assumo que pessoas que não entendam a primeira dica tampouco se deram o trabalho de ler tudo até o final, achando-se superiores a qualquer conselho que não seja do seu próprio para alimentar seu ego de derrotado. muito bom suas dicas e reflexões. cara tu ta de parabéns mesmo. continue. ..

    ResponderExcluir
  2. Cara, pelo que notei vc deve ter parado seu blog, mas seus posts sobre LOL são perfeitos caras, suas dicas são de mestres e vc manda muito bem nelas. Acho q vc devia tentar focar mais seu blog nisso que em algum tempo iria dar resultados. Seu blog é muito bom pra ter morrido. Boa Sorte Fiegg

    ResponderExcluir
  3. Nossa Cara Deu uma aula De como jogar LoL muito bom

    ResponderExcluir

Dúvidas? Pergunte!
Ajudou? Agradece!
:]