sexta-feira, 12 de abril de 2013

[League of Legends] Kha'zix, consumir e adaptar.






Guia desatualizado devido à nova atualização.

Kha'zix, campeão que ficou tão popular na Temporada 3 devido às mudanças do Cutelo Negro e principalmente depois de descobrirem o seu absurdo potencial como Middle Laner (isso resultou em um Nerf no seu Q, mas ele continua forte). Sua maior força é a sua capacidade de avançar a Lane facilmente  para dar Roaming e ainda por ter um pulo gigantesco que tem seu tempo de recarga zerado ao abater um inimigo ou ganhar assistência, permitindo que ele mate "de um em um". Seu dano é absurdamente alto porém , como qualquer outro assassino, ele é relativamente frágil. No mais, ele é um campeão divertido de se jogar e relativamente fácil de se dominar.

Atributos: Assassino, AD Caster
Roles: Top, Mid, Jungler
Fraquezas: Armadura (reduz todo o seu dano) e vida (countera qualquer Burst)

Índice:
1. Prós e contras
2. Habilidades
3. Itemização
  3.1 Inicie com
  3.2 Meta inicial
  3.3 Base
  3.4 Mais opções ofensivas
4. Muramana
5. Fases do jogo
  5.1 Níveis (1-5)
  5.2 Níveis (6-10)
  5.3 Níveis (11-18)
6. Seqüência de evolução e melhoramento de suas habilidades
7. Talentos, (21/0/9) ou (21/9/0)?
8. Finalização


1. Prós e contras:

[1] Possui bastante mobilidade
[2] Possui alta capacidade de Push e de Poke
[3] Dano absurdo com habilidades spammaveis
[4] Fácil de causar efeito Bola-de-neve

[1] Não possui nenhum CC (além da lentidão da sua passiva)
[2] Fraco no início do jogo
[3] Team fights podem ser difíceis, especialmente dependendo da composição do time inimigo
[4] Como qualquer assassino, perde parte da sua capacidade no Late Game
[5] Muito dependente de itens

2. Habilidades:
[Passiva] Ameaça invisível: Ao se tornar invisível para o time inimigo, Kha'zix ganha o bônus da Ameaça invisível. Seu próximo ataque básico causará dano mágico bônus (15~190 + 50 de Poder de Habilidade) e aplicará lentidão de 25% ao alvo. Esta habilidade também pode ser utilizada para certificar-se de que o time inimigo perdeu a visão de você, por exemplo (você não ganha este efeito até que o time inimigo não tenha visão de você, isso inclui sentinelas). Quando você estiver na Laneing Phase (Inicio do jogo), sempre ative sua passiva antes de trocar dano com seu oponente.


[Q] Sabor do Medo: Passivamente marca alvos inimigos isolados. Kha'zix causa dano físico (70~190 + 150% do seu Dano de Ataque) em um alvo único; Se o alvo estiver isolado, o dano é aumentado (100~280 + 200% do seu Dano de Ataque).
Garras evoluídas: Kha'zix causa um dano adicional de 12% da vida perdida do alvo, além de ganhar 50 de distância bônus em seus ataques básicos e nesta habilidade.



[W] Espinhos do vazio: Kha'zix lança uma fileira de espinhos do vazio, causando dano físico (75~235 + 90% do seu Dano de Ataque) em uma pequena área de explosão ao contato com inimigos. Se Kha'zix estiver dentro do raio da explosão, ele é curado em uma pequena quantidade (40~160 + 50% do seu Poder de Habilidade).
Espinhos evoluídos: Kha'zix lança três fileiras de espinhos, e estas aplicam a sua passiva nos inimigos atingidos.



[E] Salto: Kha'zix salta em uma pequena distância, causando dano físico (65~205 + 80% do seu Dano de Ataque) nos inimigos próximos ao atingir o chão.
Asas evoluídas: A distância do salto de Kha'zix aumenta drasticamente. Além disso, ao abater campeões inimigos ou ganhar assistências, o tempo de recarga desta habilidade é zerado.



[R] Massacre do vazio: Toda vez que Kha'zix adquire um ponto nesta habilidade, ele ganha um ponto de evolução, na qual pode aprimorar qualquer uma das suas quatro habilidades. Ao ativar esta habilidade, Kha'zix ganha 40% de velocidade de movimento e invisibilidade por 1 segundo, ativando a sua passiva. Massacre do vazio pode ser ativado uma segunda vez sem custo adicional antes de entrar em seu tempo de recarga.
Camuflagem evoluída: Kha'zix pode ativar massacre do vazio uma terceira vez antes de entrar no tempo de recarga, além de receber 40% de dano reduzido enquanto estiver invisível.


3. Itemização:
Kha'zix é um AD Caster. Como itens, você deve sempre buscar Dano de Ataque e Redução de Recarga e também itens que o ajudem a permanecer vivo durante a Team Fight. Como ele é extremamente consumidor de mana, a Muramana é obrigatório nele (além disso, sua ativa faz milagres junto ao seu Q).

3.1 Começe com:
Pingente de regeneração de mana, uma Sentinela, quatro poções de vida e duas poções de mana. Basicamente tudo o que você precisa contra qualquer inimigo no início do jogo.

3.2 Meta inicial:
Sua primeiras compras devem ser a Lágrima da deusa (regeneração de mana) e o Brutalizador (fonte inicial de dano e redução de recarga).

As botas iniciais só são importantes caso você esteja na Middle Lane (em que o Roaming será mais constante). Caso contrário você pode passar para um Cetro vampírico primeiro.

3.3 Base:
A Muramana é a evolução final da Lágrima da Deusa. Eu separei uma seção somente dela abaixo, recomendo que você leia para entender como você irá usar este item e quando deverá fechá-lo. Sua passiva única aumenta bastante seu dano do Q e de seus ataques básicos.

A sua Sedenta por Sangue oferece seu roubo de vida e sua alta base de Dano físico. Base para qualquer personagem baseado em Dano de ataque.

O Cutelo Negro, oferece dano, penetração de armadura, vida e redução de recarga. Base para qualquer AD Caster.

Talvez eu deveria colocar sua Armadura de Warmog nas "opções defensivas", mas você irá acabar fazendo este item de qualquer maneira de qualquer jeito, à menos que você esteja Stompando o inimigo. Kha'zix é muito frágil e este item é necessário, sempre.

3.4 Mais opções ofensivas:
Hexdrinker, boa para inimigos baseados em AP. Oferece dano de ataque e resistência mágica, além de uma passiva que realmente vira e surpreende seu oponente no tudo-ou-nada. Ela pode ser ttransformada na Mandíbula de Malmorthius depois, para se adaptar ao Late Game.

O Espírito do Lagarto Ancião, caso você esteja jogando como Jungler.

O Último Suspiro é perfeito para aumentar seu Burst, especialmente contra inimigos que acumularam muita armadura. Busque ele quando estiver procurando por mais dano puro.

A Força de Trindade é um item incomum para Kha'zix devido ao seu preço alto, porém se você puder gastar dinheiro com ela, não tem o por quê não. Ela oferece de tudo um pouco.

4. Muramana:
Decidi criar uma seção especial para este item que é tão importante para o Kha'zix, apenas para explicar o por quê. Antes, vamos dar uma olhada em seus atributos e seus ingredientes:


Primeiro passo; Lágrima da deusa: 
+250 de Mana, 
+7 de regeneração de mana por 5 segundos. 
Passiva única: toda vez que você gasta mana, sua mana máxima é aumentada em 4 pontos. Possui um limite de 750 de mana bônus. 

Este item é obrigatório para qualquer Kha'zix como primeira compra. Kha'zix depende absurdamente da sua mana, especialmente pós-nível 6. Como este é um item que possui uma passiva acumulativa e demorará cerca de 30 minutos para carregá-la ao máximo, deve ser comprado desde cedo.

Segundo passo; Manamune: 
+250 de Mana, 
+20 de dano de ataque, 
+7 de regeneração de mana por 5 segundos. 
Passiva única: transforma 2% da sua mana máxima em Dano de ataque. 
Passiva única: toda vez que você gasta mana, sua mana máxima é aumentada em 4 pontos. Possui um limite de 750 de mana bônus. 
Passiva única: Transforma-se em muramana ao chegar em 750 de Mana bônus.

Item horrível. Se eu aperto TAB e vejo alguém do meu time com ele na mochila, fico imediatamente triste. Porém, a sua última passiva única é a chave: transforma-se em Muramana ao atingir sua carga de mana bônus máxima. Porém... como as cargas de mana da Lágrima da Deusa passam para a Manamune, não precisamos gastar dinheiro com este item tão ruim!!! Podemos deixar nossa linda lágrima acumulando mana na nossa mochila enquanto gastamos nosso dinheiro com itens que realmente prestam!!! (Sério, nunca compre sua Manamune antes da sua lágrima acumular 750 de mana. É um gasto de dinheiro por uma passiva muito fraca sendo que você poderia gastar suas 1000 unidades de ouro em itens melhores no momento)

E finalmente; Muramana:
+1000 de Mana,
+20 de dano de ataque,
+7 de Regeneração de mana por 5 segundos.
Passiva única: transforma 2% da sua mana máxima em Dano de Ataque.
ALTERNÂNCIA: Seus ataques básicos e magias de único alvo consome 3% da sua mana atual para causar o dobro da quantidade de mana consumida em dano físico bônus no alvo.

Obviamente vamos dar ênfase na sua última passiva. Ou melhor, na sua ALTERNÂNCIA. Ou seja, você pode LIGAR e DESLIGAR sua Muramana. Se você não ligá-la, então nem tem motivo para você criar este item. Porém, se você deixá-la sempre ligada, sua mana vai ser consumida como água. Por isso, você deve sempre ligá-la no início de algum confronto e desligá-la quando for matar algumas tropas, já que a mana consumida é realmente assustadora.

5. Fases do jogo:

1. Nível (1-5):
Este é o seu estágio mais fraco. Você é frágil, seu dano não é tão alto e seu consumo de mana é muito alto, portanto é sábio que você jogue passivamente, focando em Farmar. Assim que você obter 520 unidades de ouro, você já pode voltar para fechar sua Lágrima da Deusa, que cortará seu problema de mana em 75%, caso você saiba administrá-la corretamente, obviamente, embora é altamente recomendável você só fazer isso após atingir o nível 6.

Caso você esteja contra um oponente muito frágil (basicamente qualquer AP Carry) você pode jogar um pouco mais agressivamente, embora eu tenha que reforçar a ideia de que você deve poupar sua Mana.

2. Nível (6-10):
Agora que você evoluiu seus Espinhos do Vazio, avançar a Lane após você obter duas Espadas Longas/Brutalizador será como uma piada, embora você tenha que fazer isso inteligentemente.

Se você estiver na Middle Lane, avançar a Lane o máximo possível com seu W é ideal. Assim, você terá mais oportunidades para dar Roaming em outras Lanes enquanto o seu oponente está ocupado. Caso você esteja na Top Lane, você deve fazer exatamente o contrário: deve evitar avançar a Lane (por ser mais perigoso você levar um Gank) e tentar dar Zoning no seu adversário (afastá-lo das tropas para que ele perca Last Hists e pontos de experiência)

Como a Fileira de Espinhos evoluída ativa sua passiva ao contato com o inimigo, você deve sempre ficar "se escondendo" para tentar ativá-la (lembre-se: um ícone acima da suas habilidades mostra se sua passiva está ativa ou não), o que tornará sua capacidade de Poke muito mais alta. 

Caso você esteja indo bem, você pode sempre pular no seu inimigo no tudo-ou-nada para tentar garantir uma Kill. Caso você esteja indo mau, apenas foque em Farmar e no Poke, e guarde sempre o seu pulo para fugir caso as coisas deem errado. Lembre-se que caso seu oponente esteja muito incomodado com o seu Harass, ele com certeza fará uma Ninja tabi, o que reduzirá o seu dano. 

3. Nível (11-18):
Agora você obteve seu segundo ponto de evolução e pode finalmente voar para todo o lado, ou seja, você está finalmente preparado para as Team Fights.

Quero reforçar a idéia que Kha'zix é um assassino frágil, então você deverá ser sempre um dos últimos a entrar numa Team Fight já que o seu inimigo vai estar mais esgotados e com alguns Ultimates à menos. Foque sempre os Carries inimigos, e, se não puder matá-los, ao menos tire-os da Team Fight.

Antes da Team Fight começar, dê sempre Poke nos seus inimigos com seu W. Lembre-se de ativar a sua passiva entre cada espinho para que causem mais dano e lentidão em seus alvos.

6. Seqüência de evolução e melhoramento de suas habilidades:

Esta é uma seção voltada à mostrar a seqüência de habilidades que você deve maximizar primeiro e a sequencia das habilidades que você deve (ou não) evoluir. Primeiro, vamos resumir as funcionalidades das sua habilidades dando ênfase nas partes mais importantes, separadamente:

[Q] Sabor do Medo: Sua principal fonte de dano em um único alvo. Spammável (ou seja, pode ser utilizada muitas vezes durante o mesmo confronto já que seu tempo de recarga é de 4 à 3 segundos).
[W] Espinhos do Vazio: Seu principal fonte de Poke pré-Team Fight e sua ferramenta para avançar as Lanes com muita facilidade.
[E] Salto: Sua habilidade de utilidade. Não é usada para causar dano, e sim para fugir ou caçar.
[R] Massacre do vazio: Seu ultimate, bom para fugir, porém é utilizado 80% das vezes para reativar sua passiva durante um mesmo combate. 

No início do jogo, queremos principalmente ter Sustain e farmar muito. Por isso avoluímos e maximizamos os Espinhos do Vazio primeiro, até por quê isso vai melhorar sua capacidade de Poke durante a Laneing Phase.

Em seguida, queremos representar uma ameaça maior ao time inimigo. Para isso temos que maximizar nosso dano por segundo, ou seja, maximizamos o Sabor do Medo em seguida. Porém, o Sabor do medo evoluído  é extremamente fútil, e nosso Salto sem evolução é extremamente limitado. Por isso evoluímos o Salto em segundo lugar. O salto, sendo uma habilidade de utilidade, é maximizada então por último. 

Agora temos um pequeno dilema: temos apenas um ponto de evolução restante, porém duas habilidades disponíveis para gasta-lo. Massacre do Vazio Evoluído permitirá que você dure muito mais numa Team Fight. Pegue-o sempre que o time inimigo tiver muito dano em área (você receberá 40% de dano reduzido enquanto estiver invisível). O Sabor do Medo evoluído aumenta a distância de seus ataques e causa um dano baseado na vida do inimigo. Isso é excelente contra Tanks. Aplique a evolução nele somente se o time inimigo acumular muita vida ou você esteja simplesmente ganhando o jogo, caso contrário, aplique em seu Ultimate.

7. Talentos, (21/0/9) ou (21/9/0)?

Algumas pessoas tem dúvidas sobre qual página de Talentos usarem para o Kha'zix, a página defensiva (21/9/0) ou a página de utilidades (21/0/9). Bem...

A Página ofensiva-defensiva (21/9/0) é ideal caso você esteja fazendo a Build da Lágrima da Deusa como primeiro item. Ela promete resolver todos os seus problemas de Mana no início do jogo então você pode investir em mais resistência inicial, até porquê o Kha'zix já não é tão resistente assim.

A Página ofensiva de utilidade (21/0/9) só deve ser usada caso você esteja cogitando em não comprar a Lagrima da Deusa (e logicamente nem a Muramana) e começar direto com o Brutalizador para ter mais dano mais rápido. Como você não terá nenhuma outra fonte de mana para se sustentar (além do Blue, mas nunca é uma boa ideia depender totalmente dele), você vai precisar de alguma regeneração e alguma mana reforçada para lhe ajudar. Obter o ponto em Afinidade Rúnica (aumenta em 20% da duração do Blue/Red) também vai lhe ajudar.

8. Finalização:

Obrigado por utilizar este guia. Espero que ele tenha esclarecido suas dúvidas e passado algo à você. Lembre-se que você só aprenderá a jogar treinando, e nenhum guia pode fazer isto por você. Boa sorte :)

4 comentários:

  1. OLÁ HOW TO PLAY
    Eu estava pensando se vcs estão interessados em uma parceria com o meu canal do youtube!!!
    OBRIGADO PELO DETONADO DE DARK SOULS!!!!
    CONTATO:
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    Tenho poucos videos ainda logo logo postarei mais :)
    OBRIGADO DESDE JÁ!!!! E BOA SORTE COM O BLOG!!!
    ASS: André Bonafé Bastos

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    1. Desculpe, mas, como eu disse, este blog não é o tipo de blog que você procura por leitores, os leitores que procuram e acabam encontrando este blog.

      No mais, eu que agradeço por ter usado meus guias. :]

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  2. Muito bom seu tutorial,ajudou bastante👍

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  3. Muito bom seu tutorial,ajudou bastante👍

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