terça-feira, 9 de abril de 2013

[League of Legends] Riven, a espada reflete o seu portador.


Atributos: Corpo-à-corpo, Bruiser, AD Caster
Preço: 6300 IP ou 975 RP
Role: Mid ou Top
Fraquezas: Vida. Ela é um AD Caster, feita para tirar o máximo de dano possível dos seus inimigos somente com um combo. Minimizar o dano recebido deste combo ao mesmo passo que você tem mais vida para segurá-lo é crucial para tornar qualquer Riven impossibilitada de fazer qualquer coisa contra você. Renekton, Garen, Malphite (entre outros) são ótimos exemplos disso. No mais, jogue passivamente no início do jogo, já que Riven provavelmente é um forte candidato à campeão que mais causa dano no nível 1 (graças ao seu Triplo Q em conjunto com sua passiva).

Por quê jogar de Riven?

Riven é um campeão baseado completamente em Dano de ataque, que não possuir recurso algum para utilizar suas habilidades, sendo limitada apenas aos seus tempos de recargas. Três das quatros habilidades dela causam dano em área, sendo a quarta delas um escudo que absorve dano baseado em quanto de dano você possui. Se você está contra uma Riven, não cometa erros, ou ela vai fazer muito estrago especialmente durante as Team Fights, mesmo que seja uma das primeiras à morrer.
Índice:
1. Prós e contras
2. Habilidades
3. Fases do jogo
  3.1 Início do jogo (Early Game/Laneing Phase)
  3.2 Meio do jogo (Mid game)
  3.3 Fim de jogo (Late game)
4. Itemização
  4.1 Inicie com uma das opções abaixo
  4.2 Base
  4.3 Mais opções agressivas
  4.4 Opções defensivas
5. Runas e talentos 
6. Combos
7. Finalização

1. Prós e o contra:

[1] Possui mobilidade.
[2] Seu escudo a mantém vida por mais tempo durante Team Fights apenas por construir itens de dano.
[3] Três habilidades que causam dano em área.
[4] Campeão altamente Bola-de-neve
[5] Não gasta nenhum tipo de recurso para usar habilidades

[1] Neutralizada por campeões Tanks. Seu estilo de jogo não permite que ela faça nada à respeito contra eles depois de um certo ponto.
[2] Pode ser difícil "voltar para o jogo" caso você seja neutralizada, já que você não possui muita utilidade ao fazer itens totalmente Tanks.

2. Habilidades:

[Passiva] Lâmina rúnica: toda vez que Riven usa uma habilidade, ela carrega sua espada, podendo acumular até três vezes. O próximo ataque básico de Riven consome uma carga, causando dano extra (15~45% de seu Dano de Ataque).
Este é o único e suficiente motivo para que você deva sempre usar Ataques básicos durante os seus combos, especialmente entre os três usos de seu Q (Asas quebradas).

[Q] Asas quebradas: Riven avança atacando uma área à sua frente, causando 30~130 (+70% de Dano de Ataque). Riven pode lançar três vezes esta habilidade antes dela entrar em tempo de Recarga, cada uma causando a mesma quantidade de dano e acumulando uma carga da sua Passiva. O terceiro e último ataque desta habilidade faz com que os inimigos atingidos sejam empurrados.

[W] Explosão de Ki: Riven causa dano (50~170 + 100% de Dano de Ataque) e atordoa por 0.75 segundos todos os inimigos próximos em volta dela.
Essa habilidade tem um alcance extremamente curto caso o seu Ultimate não esteja ativado, então é provável que você irá errar muito antes de se acostumar.

[E] Valor: Riven avança, criando um escudo em sí mesma que absorve até 70~190 (+100% de Dano de Ataque) de dano.

[R] Lâmina do Exílio: Riven reconstrói a sua lâmina quebrada por 12 segundos, aumentando o alcance de suas habilidades e ganhando 20% de velocidade de ataque. Durante a duração, Riven pode soltar a habilidade uma segunda vez para utilizar o Golpe do Vento.

Golpe do Vento: Riven cria uma onda em forma de cone à sua frente, causando dano físico à todos os inimigos atingidos baseados em quanto de vida eles perderam. O dano máximo possível é atingido quando o inimigo possui apenas 25% de vida ou menos.


3. Fases do jogo:

3.1 Início do jogo (Early Game/Laneing Phase):
O início do jogo para toda Riven é padrão. Seja agressivo. Se as suas três habilidades estão livres para serem usadas, não existe nenhum motivo para você não utilizá-las, porém seja inteligente ao fazer isso:

- Procure fazer trocas de dano sempre ao seu favor. Seu escudo (E) vai lhe ajudar muito nisso.
- Não deixe que o seu Q acerte as tropas, ou você vai avançar muito a sua Lane.
- Tenha sempre sentinelas.
- Não use suas habilidades para Farmar, procure sempre dar apenas o último golpe.

Caso esteja difícil trocar dano com seu inimigo, você tem duas opções:

Caso ele utilize mana: você poderá tentar dar Outsustain nele, ou seja, fazer com que ele utilize habilidades até a sua Mana acabar. Se ele tem alguma forma de dar Harass de longe, melhor ainda, pois você poderá fazer com que ele use essas habilidades e então utilizar seu escudo (E) para negar o dano. Nesse método, pegar um ou dois níveis à mais no E é uma excelente idéia, tanto pela potência do escudo quanto pela redução de recarga.

Caso ele não utilize mana: evolua um pouco mais seu escudo (E) e farme. Não deixe de farmar, e não deixe que seu oponente domine completamente a Lane. Caso você retorne à base, compre mais poções que o comum (talvez 5) e tente dar Outsustain nele.

Caso seja alguém que não utiliza mana e que também tem fortes meios de regeneração, como um Vladimir ou uma Akali... bem... não é suposto que você esteja perdendo a Lane contra eles. Riven tem tudo para ganhar de ambos com extrema facilidade, e é isso que você deve fazer.

3.2 Meio do jogo (Mid game):
Nesse meio tempo, você conseguirá avançar um grupo inteiro de tropas com apenas um Q, então avançar as Lanes pra você será como piada.

Se além disso você estiver contra um inimigo que tem dificuldades para avançar a Lane tão rápido quando você, seu potencial de Roaming é extremamente forte, então você pode utilizar isso como sua vantagem, como tentar roubar a selva inimiga (claro, com sentinelas devidamente colocadas para ter certeza que o Jungler inimigo não o vá pegá-lo desprevenido) ou ajudar seu Middle Laner.

Caso você esteja com alguém que avança a Lane igualmente como você, como uma Nidalee, Rumble, Zed, Vi, então você deve, de maneira inteligente (tendo certeza que o Jungler inimigo não está por perto, e é claro, o seu oponente não esteja tão mais forte que você), tentar matá-lo sempre que seu Ultimate estiver disponível. Caso não seja bem-sucedido, ao menos espere deixar ele com pouca energia. Caso não esteja se sentindo seguro com essa idéia, espere o seu Jungler enquanto Farma.

Assim que as Team Fights começarem, você irá querer provavelmente buscar um item defensivo para sua Riven.

Por último, lembre-se sempre que seu ultimate é perfeito para roubar objetivos, como Buffs, Dragão e até mesmo o Barão.

3.3 Fim de jogo (Late game):
No Late Game, você irá se comportar como qualquer outro Bruiser: sua meta numa Team Fight é causar o máximo dano possível e ajudar a Tankar o dano inimigo. Se o seu AD/AP Carry estiver em perigo, defenda-o.

Riven também pode iniciar uma Team Fight, embora isso não seja tão recomendável. Seu atordoamento em área e seu empurrão da última carga de seu Q já fazem uma grande diferença para complicar o posicionamento inimigo, além de facilitar seu assassino à pegar o Carry inimigo.

Assim que esgotar seu Combo, tente sair da Team Fight já que você provavelmente será o foco. Caso contrário (o que é muito, muito improvável), continue atacando. De qualquer forma, espere seus tempos de recarga e repita caso você esteja em condições (caso ainda esteja com metade da vida ou mais).

4. Itemização:

Para Riven, você querer apenas Dano de Ataque e redução de recarga. Graças ao seu E (Valor), você ficará sempre um pouco mais "Tanque" baseado no seu dano, aumentando efetivamente a sua vida durante uma Team Fight. Como Riven é um campeão Caster e possui suas habilidades em área, você irá querer causar o maior dano possível, e portanto deverá permanecer sempre em meio aos seus inimigos, portanto construir algum item defensivo (como uma Warmog) para a Riven pode ser uma boa idéia.

Lembre-se: Riven NÃO se baseia em velocidade de ataque (não faça a Espada do Rei Destruído para ela, ou eu irei te destruir)

4.1 Inicie com uma das opções abaixo:
Opções agressivas: você pode tentar ganhar a Lane com este Elixir da Fortitude e quatro poções de vida, ou, uma Sentinela e uma Poção de Vida, porém desta maneira você terá que "segurar" o Elixir um pouco na sua mochila até ter absoluta certeza de onde o Jungler inimigo está antes de avançar para tentar matar seu oponente.
Opções defensivas: você deve escolher esta opção contra oponentes que você não tem a pretensão de matar tão cedo, como um Garen, um Shen, ou algo do tipo. 5 Poções, 1 sentinela e uma Pérola de Rejuvenescimento (ou 4 poções de vida e 2 sentinelas) e você deve ficar na Lane por mais tempo.

4.2 Base:
Esses itens são feitos para a Riven basicamente em qualquer jogo:
O Cutelo Negro é um item excelente para qualquer AD Caster, mas ele é muito caro e não compensa ser fechado com tanta pressa, pois você só paga pela nova passiva. Estamos fazendo ela apenas pelo Brutalizador, que é geralmente sua primeira meta em todos os jogos, já que ele por si só já oferece (25) dano, (10) penetração de armadura e (10%) redução de recarga. Feche o cutelo em si somente depois da Sedenta por Sangue.

A Sedenta por Sangue é auto-explicativa. Dano e roubo de vida. Essencial e deve ser fechada o quanto antes. Lembre-se que você pode acumular Sedentas por Sangue.

Sua bota pode ser uma Ninja Tabi (contra um oponente com muito dano de ataque como por exemplo uma... Riven?) ou Passos de mércurio (caso você esteja contra um time com uma alta quantidade de CC). Se você estiver incrivelmente forte pode considerar uma Bota Iôniana da Lucidez (redução de recarga), mas isso é um caso à parte.

4.3 Mais opções agressivas:
Feitos para a Riven em situações específicas ou caso você esteja simplesmente buscando causar mais e mais  dano:
A Hidra raivosa não é meu item prefiro, mas posso considerar colocá-lo na Riven quando estou ganhando o jogo, já que sua ativa (causa 100~60% do seu Dano de Ataque em dano em sua volta) amplia um pouco o combo dela. Sua passiva (causa 60~20% de seu Dano de ataque de dano em sua volta) também é interessante já que amplia o potência do seus Ataques normais especialmente em Team Fights. Como esse item oferece Roubo de Vida, você ele deve substituí-lo sua Sedenta por Sangue.

A Hexdrinker é a sua primeira meta contra qualquer oponente AP (Como Diana, Rumble, ou caso você esteja indo na Middle Lane provavelmente). Faça o Brutalizador somente depois deste item nestes casos. Ela mais tarde pode ser transformada em uma Mandíbula de Malmorthius, que é basicamente uma Hexdrinker adaptada ao Late Game.

O Último suspiro é contra oponentes que acumulam muita defesa (como o Shen). Você vai querer fechar ele o mais rápido possível provavelmente logo após o seu Brutalizador nessas situações em específico.

4.4 Opções defensivas:
Você só irá construir apenas itens de dano para uma Riven quando você está absolutamente ganhando e seu inimigo não pode com você. Caso contrário, você terá que adotar um ou dois itens defensivos - cedo ou tarde. As opções que eu recomendo são:
O Randuins é a melhor opções contra um time forte no quesito AD, especialmente caso o AD Carry esteja criando problemas. Ele oferece Vida, Armadura e a sua ativa bem útil, que funciona como o oposto do Shurelias para o time inimigo.

A Armadura de Warmog é bom contra um time com muita Burst (como você). Não importa se é AP ou AD, vida é vida.

O Medalhão Solari de Ferro... Armadura, vida, redução de recarga e uma passiva que funciona basicamente como uma Warmog distribuída entre toda a sua equipe durante uma Team Fight. Parece perfeito, não é? Lembre-se: faça-o somente se o seu Jungler e o seu Support não o tenha feito!

A Capa do Fogo Solar não é meu item prefirido na Riven, mas como você é focado em causar dano em área e sempre vai estar no meio da Team Fight... teoricamente ele é perfeito. Faça-o somente se o time inimigo possuir muito poder AD.

5. Runas e talentos:

Para as runas, eu uso o padrão de qualquer Bruiser:


9Marcas de (0.95) Dano de Ataque ou...
9 Marcas de (1.28) Penetração de armadura
9 Glifos de (1.34) Resistência mágica ou...
9 Glifos de (0.15/nível) Resistência mágica escalonável

9 Selos de (1.41) Armadura

3 Quintessências de (2.45) Dano de ataque
Para os talentos, você pode basicamente construir a Riven de duas maneiras: Glass Cannon e Tanky. Uma sendo focada em puro dano, e a outra, é claro, mais defensiva. Eu sinceramente prefiro sempre a primeiro opção, já que eu jogo agressivamente basicamente contra qualquer campeão inimigo, mas talvez você se sinta mais confortável com a segunda opção, e por mim está tudo bem.

1. [Recomendável] Glass Cannon (21/9/0):
Você é uma Riven, não faz mau nenhum utilizar 21 pontos na área ofensiva e apenas 9 na área defensiva, por mais que você precise se jogar no meio de uma Team Fight.

2. Tanky (9/21/0):
O motivo de eu não recomendar estes talentos é porquê é suposto você causar o máximo de dano possível no menor tempo possível. 5% de dano contra alvos com menos de 50% de vida podem lhe fazer falta, especialmente durante o seu Ultimate. De qualquer forma, 9 pontos na área ofensiva são obrigatórios para qualquer Riven. Muito se diz que tais pontos são apenas os que são realmente necessários para ela, então essas pessoas preferem investir mais na área defensiva. Sendo assim, temos:

6. Combos:

Nesta seção, eu mostrarei meios de maximizar seu dano durante o Harass da Laneing Phase e também numa Team Fight. Basicamente, você deve sempre tentar utilizar um Ataque normal entre todas as suas habilidades e especialmente entre o seu Triplo Q para queimar a sua passiva no inimigo.

Basicamente temos três dos mais comuns combos completos da Riven:

E (em direção ao inimigo) > Ataque normal > Q > Ataque Normal > Q > Ataque Normal > W > Ataque normal > Q para longe do inimigo > repita quando possível

E (em direção ao inimigo) > Ataque normal > Q > Ataque Normal > Q > Ataque Normal > Q > Ataque normal > W > Saia e repita quando possível

Q (em direção ao inimigo) > Ataque normal > Q > Q > Ataque normal > W > Ataque normal > Ataque normal > E para longe do inimigo > repita quando possível

Vale lembrar que, se você está indo para realmente matar o inimigo, ative o seu Ultimate assim que conseguir se aproximar do inimigo e utilize os mesmo combos. Ao terminá-lo, utilize mais alguns ataques normais se necessário e finalize-o com o Golpe do Vento. Vale lembrar que muita gente usará o Flash para desviar dele, o que é uma troca interessante já que seu Ultimate tem um tempo de recarga quase três vezes menor que um Flash.

7. Finalização:

Obrigado por usar este guia de Riven. Espero que ele tenha lhe passado alguma coisa e esclarecido suas possíveis dúvidas. Lembre-se que nenhum guia lhe fará bom em nenhum jogo e apenas a prática constante pode fazer isso. Boa sorte :)

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