sábado, 20 de julho de 2013

[Dark Souls] Atributos do Personagem!


Neste guia de Dark Souls (sim, faz muito tempo desde o último) eu vou continuar explicando coisas difíceis de serem compreendidas neste jogo. E desta vez vamos falar dos pontos de atributos que você pode colocar no seu personagem. Qual atributo é melhor? Em que devo investir mais? Devo investir mais em Vitalidade ou Resistência? Bem... para responder essas perguntas, temos que entender como os atributos funcionam.

Primeiro de tudo, você já ouviu que "tudo em excesso faz mal"? Bem... isso meio que se aplica aos atributos de Dark Souls. Existe algo que todos os 9 atributos possuem que eu gosto de chamar de Ápice de efeito (AdE): você investe muito em um atributo, digamos que Vitalidade. Cada ponto de Vitalidade que você coloca, mais vida por nível você terá. Porém, existe um momento que o Ápice do Efeito do atributo da vitalidade chega e, quando isso acontece, você começa a ganhar menos vida por cada ponto que você distribui em vitalidade. Ou seja: focar em um atributo é bom, mas chega uma hora que parar e investir em outro pode ser (depende muito do que o jogador quer fazer) muito mais benéfico à você.

Entender quais são os Ápices do efeito de cada atributo é essencial para você saber exatamente o que você está construindo (buildando), afinal, pontos de atributos são caros e devem ser escolhidos cuidadosamente. Primeiro, vamos á lista de atributos e, em seguida, uma explicação dos "malefícios" que investir num atributo depois da área do efeito.

Índice:
1. Lista de atributos e suas finalidades
2. Efeitos do Ápice de Efeito nos atributos
3. Como funciona o Ápice do Efeito em cada atributo
4. Conclusão

1. Lista de Atributos e suas finalidades:

Atributo:
Efeito:
AdE:
Attunement:

- Gera espaços para magias/milagres/piromancias.

50

Dextery:

- Atende as condições de certas armas que exigem destreza
- Armas que escalam dom destreza causam mais dano
- Aumenta a velocidade de conjuração de magias/milagres/piromancias

40/45/50

Endurance:

- Aumenta o máximo de Stamina
- Aumenta a resistência contra Bleed (sangramento)
- Aumenta a carga máxima do personagem
40

Faith:


- Atende as condições de milagres e equipamentos que exigem Faith para serem usados
- Aumenta a defesa mágica
- Aumenta o dano causado por armas que escalam com Faith
- Aumenta o dano causado por milagres

50

Humanity:

- Aumenta a chance de encontrar itens
- Aumenta a resistência contra Curse (maldição)
- Aumenta suas resistências gerais
- Aumenta o dano causado por armas que escalam com humanidade (caóticas)

10

Intelligence:

- Atende as condições de magias e equipamentos que exigem Inteligência para serem usados
- Aumenta o dano de magias
- Aumenta o dano de armas que escalam com inteligência (Encantadas e Mágicas)

40/45/50

Resistance:

- Aumenta a defesa física
- Aumenta a resistência contra fogo e veneno

15/30

Strenght:

Atende as condições de milagres e equipamentos que exigem Força para serem usados
- Aumenta o dano causado por armas que escalam com Força

40/50

Vitality:

- Aumenta a vida máxima por nível recebida

50


2. Efeito do Ápice do Efeito (AdE) nos atributos:

Aqui, eu vou listar alguns motivos do por quê não ultrapassar o limite da Ápice do Efeito em cada atributo, afinal, essas marcas não existem por acaso. Quer dizer, não tem absolutamente nada de errado em criar um personagem com 99 pontos de Vitalidade, porém existe uma certa penalidade gradual em ultrapassar a marca dos 50 pontos. Algumas penalidades são mais severas, como a de Attunement, pois você não ganha absolutamente nada em troca ao investir além dos 50 pontos (você vai estar jogando seus pontos literalmente fora).

Atributo:
AdE:
Ao ultrapassar o limite do Ápice do Efeito...
Attunement: 
50
Você não pode ganhar mais espaços para habilidades.
Dextery: 
40/45/50O bônus de dano em armas que escalam com força será cada vez menor entre cada limite. Magias não podem ser lançadas mais rápido do que 45 pontos.
Endurance: 
40
Você não ganha mais Stamina (ela tem um limite de 160).
Faith: 
50
Contribuição á eficácia dos milagres cai bruscamente.
Humanity: 
10/30
Não oferece mais Item Discovery ou bônus de dano com armas que escalam com Humanidade após 10 humanidades. Não oferece mais resistência contra Curso (maldição) após 30 humanidades.
Intelligence:
40/45/50O bônus de dano em armas que escalam com inteligência será cada vez menor entre cada limite, e cai drasticamente em 45 pontos a escala com o Logan's Catalyst.
Resistance:
15/30
Resistência contra veneno em menor escala.
Strenght:
40/50
O bônus de dano em armas que escalam com força será cada vez menor entre cada limite.
Vitality:
50
O bônus de HP máximo será gradualmente menor.

3. Como funciona o Ápice do Efeito em cada atributo:

Eu vou representar graficamente a eficácia de cada atributo deste o primeiro ponto até 99 pontos, e então você irá finalmente entender por quê existe um ponto chamado de Ápice do Efeito:

Attunement:

Você ganha 1 espaço para magias extra em cada 10 pontos que você atribui aqui. Como esses espaços estão sempre em você, o efeito de Attunement permanece constante, até atingir a marca de 50 pontos, onde você tem 10 espaços para magias. A partir dai, você não ganha mais nenhum espaço para habilidades e então, nada acontece.

Dextery:
Os benefícios da destreza é maximizado até os 25 pontos, onde você atendende os requisitos de destreza de todos os equipamentos do jogo e, por causa disso, sua eficácia cai um pouco até os 40 pontos, onde a escala de dano de certas armas cai bastante. Aos 45 pontos, você atinge a velocidade máxima de conjuração de habilidades e a partir dos 50 pontos, a única coisa adicional que você recebe pela destreza é um minúsculo acréscimo de dano em certas armas.

Endurance:
Aos 40 pontos de Endurance, você não ganha mais Stamina adicional, o que é praticamente metade do seu benefício. O aumento de carga e resistência contra sangramento permanece constante desde o primeiro ponto até o último (não muda), justificando o efeito linear a partir dos 40 pontos.

Faith:
Até aos 50 pontos, você obtém o total máximo pelos pontos de Faith. O aumento eficácia dos Milagres permanece constantemente maior e você continua a atender os requisitos de Faith nos milagres. Aos 50 pontos, o acréscimo de eficácia nos Milagres é cortado bruscamente e você já obtém acesso ao Miracle mais potente (Sunlight Spear).

Humanity: 
Aos 10 pontos, você não ganha nem Item Discovery e nem ampliação de dano em armas caóticas. A Curse Resistance é a única que continua á crescer levemente até a marca de 30 humanidades e, depois disso, você não ganha mais nada.

Intelligence:

A contribuição de dano em magias permanece crescente até 40 pontos de inteligência onde ela é cortada. O benefício da inteligência ainda é levemente alto pois você só obtém acesso à magia mais poderosa (Dragon White Breath) em 50 pontos de inteligência. Apartir dai, o aumento da eficácia das magias continua decrescente.

Resistence:
Teoricamente o atributo que mais vale a pena investir até o final. A partir dos 40 pontos, a resistência adicional contra veneno é bastante reduzida, porém continua progredindo aos poucos. A resistência contra dano físico e fogo continua constante desde o primeiro nível.

Porém... não vale realmente a pena investir neste atributo. O que você ganha com ele pode facilmente ser substituído com alguns pontos adicionais em Vitalidade ou Endurance, que permite equipar armamentos mais pesados enquanto mantém a carga abaixo de 50% de sua capacidade (que facilmente garantem mais pontos defensivos ao personagem que a Resistence jamais conseguiria proporcionar).

Strenght:
Aos 22 pontos, você obtém acesso á metade do arsenal de armas de Dark Souls, o que é mais que o necessário para um mago ou pyromancer. Aos 40 pontos, o dano adicional com armas que se adaptam á força é cortado, e isso ocorre novamente em 50 de força, fora que nesta marca você obtém acesso á arma mais pesada do jogo (Smough Hammer).

Vitallity:
Seus pontos serão gastos perfeitamente até 28 pontos de vitalidade, onde a quantidade de vida ganha vai crescendo cada vez mais. A partir dai, ela começa a cair progressivamente. Ao atingir 50 pontos, a quantidade ganha por ponto chega no limite mínimo (8~9 HP por ponto), e seus pontos gastos começam á ficar cada vez menos eficientes (considerando os gastos).

4. Conclusão:

Só para concluir, quero deixar bem claro novamente que não é errado passar do limite da aproveitamento máximo do atributo. Você constrói o seu personagem como você bem entender, desde que entenda o que você esteja fazendo. Como já dito, atributos em Dark Souls são muito caros, então eles precisam ser distribuídos de certa forma que você possa aproveitar ao máximo seus investimentos.

Só para deixar ainda mais claro: ultrapassar o Ápice do Efeito nos atributos NÃO deixa o seu personagem mais fraco, você apenas é beneficiado de uma maneira menor com os pontos comprados.

Espero que tenha ajudado á esclarecer esta questão. Qualquer dúvidas, como sempre, os comentários estão livres e serão respondidos sempre que possível. Até mais.

7 comentários:

  1. fritei um monte de ponto sem saber disso. agora e correr atrás do prejuízo. muito boa a explicação.

    ResponderExcluir

  2. Esse seu post me ajudou bastante!

    Gostaria de saber como funcionam as escalas (E, D, C, B, A e S) visto que nos artigos que achei eles só dizem o óbvio, que uma é melhor ou pior em relação a outra... queria isso NUMERICAMENTE!!!

    ResponderExcluir

  3. Esse seu post me ajudou bastante!

    Gostaria de saber como funcionam as escalas (E, D, C, B, A e S) visto que nos artigos que achei eles só dizem o óbvio, que uma é melhor ou pior em relação a outra... queria isso NUMERICAMENTE!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog, esta me ajudando bastante. Ainda mais agora que vou comerçar uma nova build de Pyromancer, e já havia zerado com uma build de knight e outra de sorcerer, mas mesmo antes de saber eu não gastei tantos pontos atoa, agora que vi essas dicas vou saber aproveitar melhor minhas souls.

    ResponderExcluir

Dúvidas? Pergunte!
Ajudou? Agradece!
:]