quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

[League of Legends] Jax,quem vai encarar o campeão?

Fala galera, beleza?

Jax é a perfeita definição de um campeão balanceado. Ele se fortalece tanto com AD quanto AP

Atributos: Assassino, Híbrido, Bruiser
Custo: 1350 IP ou 585 RP
Roles: Solo top, Mid ou Jungler
Fraquezas: Anular seu Farm com Ganks constantes (extremamente dependente de itens), Harass AP (Jax se sobressai contra campeões AD) constante, Outsustain (Jax é extremamente dependente de Mana e não possui um Sustain sólido)

Índice:

1. Prós e Contras
2. Habilidades
3. Itens
   3.1 Itens iniciais
   3.2 Itens mais comuns
   3.3 Mais opções
4. Evolução das habilidades
5. Talentos e Runas
6. Geral
   6.1 Como usar seu Combo
   6.2 Jax como Caçador da Selva
   6.3 Não inicie Team Fights!
   6.4 Dicas extras adicionais
   6.5 Como dar um Poke eficiente
7. Os caras maus: seus Counters
8. Finalização
9. Atualizações



1. Prós e Contras:

P
R
Ó
S
[1] Pode tanto fugir quanto perseguir inimigos eficientemente.

[2] Pode matar um AD Carry até sem receber dano nenhum. Além do mais, você tem a vantagem em praticamente qualquer combate contra um oponente sozinho.

[3] Sendo híbrido, o inimigo não consegue construir armadura especificamente para anular você.

[4] Itemização vasta.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
[1] Seus itens são muito caros, ele precisa Farmar muito.

[2] Um pouco difícil de ser dominado corretamente.

[3] Problemas com mana no início do jogo. 
C
O
N
S

2. Habilidades:


[Passiva] Assalto implacável: Ataques normais consecutivos aumentam progressivamente sua velocidade de ataque em 4~14% (dependendo do nível) por golpe. Acumula até 6 vezes e dura 2.5 segundos após parar de atacar.
Esta passiva aumenta sua velocidade de ataque em uma porcentagem, portanto, ela é melhorada com mais e mais velocidade de ataque. Itens como a "Espada do Rei Destruído", "Zéfiro", "Lâmina da Ira de Guinsoo" (que possui uma passiva idêntica à esta) e até a "Força da Trindade" são excelentes para utilizar ao máximo esta passiva.


[Q] Salto atacante: Pula no alvo, causando dano híbrido caso ele for inimigo (o que significa que você pode pular em aliados). Esta habilidade aplica todos os efeitos On-Hit, inclusive o efeito de seu W.
Use esta habilidade tanto para caçar seu inimigo fugindo quanto para fugir, pois você pode pular em unidades aliadas como Tropas, Campeões aliados e até Sentinelas. Lembre-se que esta é a sua habilidade que causa mais dano em combates pequenos, sendo um ótimo recurso de Poke.


[W] Energizar): Ativar esta habilidade faz com que próximo ataque básico ou seu próximo Salto Atacante cause dano mágico extra.
Ao ativar esta habilidade, Jax ataca imediatamente. Para causar mais dano, inicie a luta com o Salto Atacante, ataque uma vez normalmente (inclusive para usar a passiva da Trindade/Fulgor) e então ative o Energizar imediatamente. Sem falar que isso também vai acumular  muito mais facilmente a passiva do seu Ultimate. Esta é a habilidade que permite Jax causar mais dano em combates longos.


[E] Contra-ataque: Jax começa a rodar seu lampeão por 2 segundos. Durante esse tempo, Jax ignora qualquer ataque físico e recebe 25% menos dano contra habilidades em área. Depois que este efeito acabar, ou a habilidade for ativada novamente depois de 1 segundo, Jax ataca todos os alvos próximos à ele, atordoando-os por 1 segundo. 
Habilidade de utilidade do Jax, embora o dano que essa habilidade causa pode até dobrar, dependendo de quantos golpes Jax esquivou durante o efeito. Ela é boa para limpar grandes ondas de Tropas (permitindo que elas o ataquem) e também faz uma grande diferença numa Team Fight dependendo de quantos campeões você consegue acertar com o Atordoamento.

Além disso, acertar o tempo de uso desta habilidade é de extrema importância. Você não pode simplesmente utilizá-lo à qualquer momento. O atordoamento é a chave para destruir Ultimates inimigas essenciais como a de um Shen, Fiddlesticks, Miss Fortune e outros. A sua esquiva também permite você se defender de Ultimates como a de uma Fiora. O tempo de recarga desta habilidade é muito alto, portanto ela deve ser usada da forma mais sábia possível, trazendo uma grande presença para o seu time.


[R] Poder do Grão-mestre: Esta habilidade possue um efeito passivo e um ativo. Em sua passiva, todo terceiro ataque de Jax causa dano mágico adicional (isso acontece até mesmo quando a habilidade está no Cooldown). Quando ativada, Jax recebe armadura e resistência mágica adicional por 8 segundos, dependendo do nível da habilidade, do Poder de Habilidade e do Dano de ataque de Jax.
Esta habilidade permita que Jax tenha um instrumento de sobrevivência consistente e exceda quase qualquer 1-contra-1. Esta habilidade possui longos 8 segundos de duração, o que é quase metade de uma Team Fight.


3. Itens:

3.1 Itens iniciais:

Como sendo Top Lane, você tem diversas opções para gastar seu dinheiro inicial. As três mais comuns seriam:

Padrão: Em Lanes normais, inicio com 5 Poções de Vida, 1 Sentinela, 1 Pérola do Rejuvenescimento e 1 poção de mana. Se você quiser substituir duas ou três poções de vida por poções de mana para jogar mais agressivamente, vá em frente.

Contra forte AD: Contra uma Lane com forte poder de Dano de Ataque (Fiora, Kha'Zix, Lee Sin) inicie com uma Couraça de Pano e cinco poções. Isso também lhe permite comprar mais rápido sua Ninja Tabi, o que você provavelmente irá querer.

Tudo ou nada: Apostando tudo na vitória absoluta ou na perda irreparável, comece com um Elixir da Fortitude, duas Poções de vida e uma poção de mana. Isso permite que você tenha um início mais agressivo, entretando muito mais arriscado.

Seu primeiro item deve ser baseado no que você está enfrentando na Lane...

Contra um campeão baseado em muita vida (Renekton, Cho'Gath, Malphite, Shen): Faça a Espada do Rei destruído o mais rápido possível. Depois faça o item seguinte.

Contra campões que não são baseados em vida (Pantheon, Wukong, Katarina, Jayce): Seu primeiro item será o Fulgor. Com ele, toda vez que você usar uma habilidade, seu próximo ataque básico terá o dobro de dano BASE. Como você ainda não tem dano nenhum, isso provavelmente vai dobrar o seu ataque básico. Com ele, você conseguirá ganhar a Lane facilmente encima de qualquer oponente.

3.2 Itens mais comuns:
1) Esta são suas botas. Elas podem ser Passos de mercúrio (contra forte AP ou CC) ou Ninja tabi (contra forte AD), porém elas podem ser uma Botas do Berserker SE você possuir algum outro item que ofereça tenacidade (como um Zéfiro ou um Espírito do Golem Ancião. Neste caso, o Zéfiro substitui a Guinsoo e o Espírito do Golem substitui a Capa do fogo solar/Medalhão solari de ferro).

2) Este é o item que oferece o seu Sustain. A Espada do Rei destruído permite que você derrube Tanks mais facilmente, além de oferecer 40% de velocidade de ataque. Por outro lado, a Pistola Laminar Hextech oferece mais Sustain pois lhe dá Roubo de Vida e Vampirismo mágico (o lado negativo é que você ainda sim ficará sem velocidade de ataque). Ambas possuem ativas que causam lentidão no alvo, então você usará ambas para pegar os Carries inimigos durante a Team Fight.

3) A Força de Trindade lhe oferece de tudo um pouco - não só atributos, mas também versatilidade. Seus ataques podem causar lentidão em seus alvos e todo ataque seguido de uma habilidade sua causará dano bônus, o que aumentará o seu Burst.

4) Como item defensivo, eu realmente gosto do Medalhão do Solari de Ferro em Jax, principalmente pela sua ativa. Se o Jungler ou o Support do seu time já tiverem feito (ou pretendem fazer) este item, troque pela Capa do fogo solar.

5) O Presságio de Randuin ajuda você à se aproximar ainda mais dos Carries inimigos, além de "debilitar" um pouco o time inimigo com a sua ativa assim que você mergulhar na Team Fight. Porém... se o time inimigo tiver forte AP, troque este item por algo de resistência mágica, como uma Hexdrinker/Mandíbula de Malmorthius.

6) A Lâmina de Guinsoo é um item excepcional em Jax. O único motivo por eu deixá-lo como último item é por eu não encontrar um momento correto durante o Mid/Early game para fazê-lo. Simplesmente por eu quase sempre procurar buscar itens de acordo com este processo: Burst > Sustain > Tank. A Lâmina de Guinsoo simplesmente não se encaixa em nenhuma destas etapas, então ela fica por último.

Lembre-se: você NÃO precisa comprar estes itens na mesma ordem. Eu apenas mostrei a ordem que eu procuro comprá-los.

3.3 Mais opções:

Essa seção eu irei explicar alguns itens que podem ser feitos dependendo do jogo. Todos os itens acima, com exceção à Bota Ninja e a Lanterna de Wriggle são bons somente para o Jax de Dano de Ataque, não o Híbrido.

Zéfiro é um item perfeito para Jax. Fornece velocidade de ataque, Tenacidade, Redução de Recarga e Dano de Ataque. Como fornece Tenacidade, ele permite que você compre outras botas além da Passos de Mercúrio, como uma Bota de Velocidade de Ataque, uma Ninja Tabi ou até mesmo uma Bota de Redução de Recarga.

A Mandíbula de Malmortius é boa contra alguém com forte dano mágico no Top, pois seu ingrediente, a Hexdrinker, irá protegê-lo do dano dele caso você esteja morrendo, e pode significar a diferença entra você matar e entre você morrer.

Malho congelado é costumava ser um bom item para jax... porém ele não se encaixa na Build por dois motivos: primeiro que ele usa o "Fago" como receita, assim como a "Força da Trindade". E dois fagos não se acumulam. Além disso, você já possui a lentidão da ativa da Lâmina do Rei Destruído/Pistola Laminar Hextech, você não precisa da sua passiva.


4. Evolução das Habilidades:



5. Talentos e Runas:

Para as runas, apresento-lhes um leque de opções. Escolha qual você acha melhor para seu Jax.


9 Marcas de (1.28) Penetração de armadura ou...
9 Marcas de (0.95) Dano de ataque ou...
9 Marcas de (1.6 %) Velocidade de ataque ou...
9 Marcas de (0.9 armadura/0.62 mágica) Penetração híbrida

9 Glifos de (1.34) Resistência mágica fixas ou...
9 Glifos de (0.15/nível) Resistência mágica escalonável

9 Selos de (1.41) Armadura

3 Quintessências de (2.45) Dano de ataque
Para os talentos, eu uso o padrão 21/9/0. Como sendo híbrido, eu procuro obter as duas Penetrações (Física e Mágica). A "Lâmina Encantada" também tem um custo-benefício alto em Jax.







6. Geral:

6.1 Como executar seu combo:
O Combo de Jax possui uma forma de ser executado que maximiza o dano causado. Vou lhe explicar como o fazê-lo juntamente com a passiva da Trindade, que não deve, de forma alguma, ser ignorada.

Antes de mais nada, a passiva da Força da Trindade é a seguinte:

"Passiva ÚNICA - Lâmina encantada: Após usar uma habilidade, seu próximo ataque básico causará dano bônus igual à 150% do seu dano base. 2 segundos de tempo de recarga"

Nota: o Fulgor (Sheen) possui a mesma passiva, porém um pouco menos potente. 

Entendendo isso, a melhor forma de maximizar seu dano é usar um ataque básico após qualquer habilidade. No mais, seu W, o "Energizar", faze com que você ataque imediatamente após ativá-lo, outro bom motivo para você utilizar ataques básicos no seu Combo, e NUNCA usá-lo em conjunto com o Salto Atacante, à menos que você queira matar alguém fugindo com pouca energia. Agora, após pensar em tudo isso, lembre-se da passiva da sua Ultimate. Todo terceiro ataque que você executar, terá um grandioso dano bônus mágico.

Sua sequencia, geralmente deve ser: 

Usar [Q] "Salto Atacante" > Ataque normal > Ativar [E] "Contra-ataque" > Ataque Normal > Ativar [W] "Energizar" > Ataque com a [Passiva] do Ultimate > Atordoamento do [E] "Contra-Ataque" acontece > Ataque normal > Ativar [W] Energizar...

Após tudo isso, o seu oponente estará praticamente com metade da energia (se for algum Bruiser) ou morto (se for um AD/AP Carry). Se você for executar este Combo contra um oponente com alta taxa de dano, não se esqueça de ativar seu Ultimate no início da batalha ou quando necessário.

6.2 Jax Caçando na Selva:
Jax é um excelente caçador da selva, mesmo não sendo melhor de todos. E já deixo altamente claro que um Jax Lane quebra ao meio qualquer Jax Jungler, e eu irei explicar por quê.

Primeiro, todos os itens que Jax precisa são extremamente caros. Ele precisa de muito dinheiro, coisa que é excasso na Jungle. Você terá uma oportunidade muito maior para Farmar na Lane.

O segundo fator é o oponente da sua Lane. Jax tem vantagem no 1 contra 1 contra a grande maioria dos campeões. Veja-o como um pacote de 300~ de ouro que irá estourar à qualquer momento. Isso vai agilizar em muito seu acúmulo de dinheiro, coisa que é um pouco mais difícil na Jungle, já que um Jungler é tido como um "Suporte andarilho" e deve, na maioria das vezes, "deixar o Kill para a Lane".

Em contraparte, Jax Jungler não deixa de ser bom. Ele possui um atordoamento e uma habilidade para pular no inimigo muito facilmente, ótimo para tornar grande partes dos Ganks bem sucedido. Se o inimigo não estiver na sua distância para você pular e atordoar, não tenha pena de gastar seu Flash (isso, claro, quando você tiver certeza que o seu aliado está vindo junto com você).

6.3 Não inicie Team Fights!
Este é um erro que muito Jax comete. Por ter o Contra-ataque e a ativa do seu Ultimate, eles pensam que são imortais. Muito pelo contrário, Jax é muito mais frágil do que aparenta ser. E eu ainda tenho dúvidas se é isso que os deixam confiantes, ou simplesmente fazem isso por terem o Salto Atacante.

Primeiro, Jax é muito dependente do seu Roubo de Vida. Quando o dano que ele recebe é muito maior que ele pode curar, ele morre. Nem mesmo o seu Ultimate vai conseguir mantê-lo vivo nesta situação.

Nunca inicie uma Team Fight, à menos que queira ser engulido vivo. Assim que o Tanker do time iniciar, ative seu Ultimate, ative seu Contra-ataque e pule no AD/AP Carry do inimigo (dependendo do qual estiver fazendo mais estrago). Se seu atordoamento em área atingir muita gente, melhor, mas não perca o foco.

6.4 Dicas adicionais:
Aqui eu irei listar algumas outras coisas úteis que você precisa saber sobre Jax.

- A Top Lane é geralmente a mais visada pelo Jungler inimigo para Ganks. Tenha SEMPRE ao menos UMA sentinela no rio e uma sentinela no mato triplo (caso você esteja jogando no lado roxo) para evitar isso.

- Lembre-se que Jax pode pular em unidades aliadas, inclusive Sentinelas. Carregar uma Sentinela consigo sempre que puder pode salvar sua vida, principalmente caso você precise atravessar alguma parede para escapar e não tenha o Flash à disposição. Se você possui habilidade com o Smart Cast, isso tem um efeito ainda melhor especialmente numa Team Fight.

- Nunca se esqueça de ativar seu Ultimate. Muita gente espera para ativar somente quando eles estão morrendo, e acabam desperdiçando. Lembre-se que são 8 segundos de defesa e resistência mágica aprimoradas, então ativá-lo muito cedo ou de forma errada é melhor do que ativá-lo muito tarde ou simplesmente não ativá-lo.

- Não ative o Contra-Ataque antes de pular em alguém (à menos que você vá Gankar alguém), pois a pessoa vai recuar na hora. Além do mais, é muito mais difícil a pessoa escapar do atordoamento depois que você pulou nela, pois você já vai estar próximo à ela, e, á menos que ela use Flash ou alguma habilidade para escapar (como o pulo de Tristana ou o teleporte do Ezreal), o atordoamento é quase sempre certo... e melhor utilizado.

- Não tenha pena de gastar o seu Flash para se aproximar e atordoar seus inimigos quando você não dispor do Salto Atacante.

6.5 Como dar um Poke eficiente:
Esta seção está ligada desde os primeiro momentos da Leaning Phase até o seu final. Mais precisamente quando você obtém nível 6 e o Fulgor. Esta é uma dica valiosa para que você consiga facilmente dar Zoning no seu adversário.

1) Dê dois ataques básicos em uma tropa próxima. Pode ser dois Last Hits, mas devem ser bem rápidos para que a passiva do seu Ultimate acumule e permaneça.
2) Pule no campeão inimigo com o Salto atacante.
3) Ative o seu W e ataque-o com o dano extra (lembre-se: não utilizar o W junto com o Q ajuda a stackar sua passiva).
4) Exploda a passiva do Fulgor junto com a passiva do seu Ultimate com mais um golpe.
5) Se o seu oponente persistir na luta, ative Contra-ataque e continue com a agressão. Spamme o W sempre que possível. Guarde o próximo salto-atacante para finalizá-lo caso ele use Flash ou algo do tipo. Caso o seu oponente recue, espere seus tempos de recargas e repita assim que possível.

Obs: Não faça isso caso você vá à ficar sem mana! 


7. Os caras maus: seus Counters

Nesta seção eu irei listar alguns dos piores inimigos que você pode enfrentar na Top Lane.

Lembre-se: não existe "este campeão nunca vai vencer este outro". Todos os jogos dependem de pura habilidade do jogador, então a vitória só depende de sua própria habilidade. Assumir que você perdeu a Lane somente por quê você foi "Counterado" é assumir que você simplesmente não saiba jogar.


Um bom Pantheon...
... esmagará você no início. Ele possui um Harass muito forte no início do jogo (no qual você não pode responder de acordo) e o seu escudo (que bloqueia inclusive o seu W) junto com seu atordoamento é um pouco assustador.
Como reagir: o segredo está no nível 6. A Ultimate de Pantheon não faz absolutamente nenhuma diferença em um combate 1-1. Já a sua é exatamente o contrário. Você deve inverter a situação facilmente a partir daí.


Um bom Wukong...
... é exatamente igual á um bom Jax. Poderoso num combate 1-1, Ultimate assustadora, muito Burst e um forte potencial de Poke. 
Como reagir: não existe uma "receita especial" contra ele. O jogador que cometer menos erros irá ganhar.


Um bom Malphite...
Malphite possui três coisas: harass AP, um escudo que aparece à cada 10 segundos, negando ao menos o dano do seu Salto Atacante, e um Debuff de velocidade de ataque.
Como reagir: Malphite é extremamente fraco no início do jogo, sendo sua principal fonte de dano vindo diretamente de sua armadura (o que vai faltar) e é dependente de Mana igual á você (talvez até mais). Você pode abusar dele no início do jogo, embora você deva lembrar que um Malphite brilha exatamente durante as Team Fight.


Um bom Cho'Gath...
... Irá dar Outsustain em você, vai tentar farmar mais que você e irá fazer itens como Coração Congelado e Presságio de Randuins, além de mais armadura e resistência mágica, que ambos diminuem sua velocidade de ataque, o que vai definitivamente anular você.
Como reagir: apenas farme e tente adquirir uma vantagem no início do jogo. É extremamente difícil matar um Cho (especialmente com os seus 6 Stacks).


Um bom Singed:
... vai conseguir dar Zoning em você desde... sempre. Embora ele seja um campeão Late Game e dependente de itens, igual à você, sua tática é causar dano em você constantemente. Se o Singed for realmente bom, ele irá congelar a Lane e usará seu veneno apenas para mantê-lo longe das tropas, o que pode dificultar em muito o seu Farm.
Como reagir: num Singed Early game lhe falta tudo. Sustain consistente, dano e resistência. Seja agressivo o quanto antes, embora faça isso da forma mais inteligente possível: não fique sem mana, nunca pule ao meio do veneno dele. Se quiser, peça um Gank mais cedo, pois apartir do Mid game fica quase impossível pegar este cara aqui.


Um bom Renekton:
... vai se aproveitar de sua brutalidade legítima e de seu Sustain absurdo para anular você no início do jogo. Bons Renektons sempre irão tentar adquirir Kills nos primeiros minutos do jogo e darem um imenso Snowball a partir daí. Ele não usa mana e consegue curar grandes quantidades de vida, então ele estará sempre em melhores condições que você após qualquer troca de dano.
Como reagir: você precisa de cuidado e de itens contra este cara. Você precisa da Espada do Rei Destruído para Counterar seu Ultimate e igualar ao seu Sustain, e também de Armadur,a para reduzir o seu dano por completo. Com essas duas coisas você poderá simplesmente pular encima dele e assisti-lo morrendo. Vale lembrar que um Renekton não Feedado cai muito até o Late Game e é aqui que você brilha, então aguentar o Bullying vale a pena.



8. Finalização:

Jax foi um dos primeiros personagens que eu joguei no League of Legends, e o primeiro que eu realmente aprendi a jogar. Eu não sou nem de perto o melhor jogador, e às vezes faço minhas besteiras, mas eu conheço por completo o potencial de Jax, e eu tenho certeza de quando eu posso ou não matar meu oponente. Já perdi as contas de quantas vezes o Jungler inimigo veio de Gankar, e eu acabei saindo com um Double Kill. Mas isso vem com o tempo e com a prática.

Sobre as duas Builds principais deste guia, eu realmente prefiro a build Híbrida. Eu não vejo motivo algum para fazer um Jax AD. Sério. Se você me perguntar por quê então eu a postei, lhe respondo: por que é viável. Mas Jax híbrido é o que há: não pode ser simplesmente anulado.

Muito obrigado por ler este guia, espero que tenha lhe passado alguma coisa útil. Até a próxima!

9. Atualizações:

- 10/01/13: Guia publicado.
- 23/01/13: Guia reformulado, adicionado resultados finais sobre a Build
- 16/02/13: Guia atualizado nas seções "Itens iniciais para Híbridos", "Build para Dano de Ataque" e "Counters"
- 06/03/13: Modificado a parte "Itens iniciais para híbridos" e "itens iniciais para Dano de ataque) (adicionado a opção de iniciar com o Elixir da Fortitude).
- 11/05/13: Guia modificado devido à algumas alterações dentro do jogo (limite de poções). Seção de runas  modificada.
- 16/05/13: Seção de itens de Jax severamente modificada, adicionando novos itens e excluindo outros.
- 25/05/13: Guia atualizado apenas para oferecer informações mais consistentes e menos embaralhadas. Seção de itens totalmente modificadas.

11 comentários:

  1. aí cara. maravilhoso o que postou aí e o que nos ensinou. muito obrigado. contamos sempre com você para mais instruções. abraços. boa sorte e muitos gg pra você.

    ResponderExcluir
  2. Excelente guia!!! Mas eu queria saber quais itens começar com o Jax, quando ele está jungle...mesmo assim parabens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jax é muito imprevisível. Você pode fazer qualquer coisa com ele e ainda sim vai estar certo, tudo depende da partida.

      Eu não sou fã de Jungle, mas quando eu o faço geralmente eu começo com as Espada do Rei Destruído após comprar a Madreds, e em seguida começo a entupir ele com itens de Tank (Randuins, Warmogs e até mesmo o Medalhão Solari de Ferro).

      Excluir
  3. Muito bacana msm aprendi muito, e muitos ganks e GGs...

    ResponderExcluir
  4. Vlw cara espero ficar pro com o jax '-'

    ResponderExcluir
  5. Classic jax, eu sempre starto as tf = derrota

    ResponderExcluir
  6. gostai . conheci detalhares preciosos. obrigado.

    ResponderExcluir

Dúvidas? Pergunte!
Ajudou? Agradece!
:]