quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Minecraft - O Livrão do Início!

Opa galera! Tudo na boa?

Bom, como todos sabem, Minecraft pode ser um pouco complicado devido a infinidade de recursos e elementos a serem dominados. Mesmo com várias e várias horas de gameplay, é pouco provável que você tenha dominado todos os aspectos do jogo. Bem, vamos lá!

1. Menu
2. Algumas balas na arma
3. Primeiro dia
  3.1 Primeiro Crafting
  3.2 Abrigo Rápido
4. Primeira noite
  4.1 Testando receitas
  4.2 Mina em casa
  4.3 Pegue sua arma!
5. Considerações finais
6. Dicas interessantes 
  6.1 Poço de água inifinito
  6.2 Domesticar lobos

1. Menu:

Antes de iniciar, é bom que você saiba de algumas coisas antes. Primeiramente, saiba que existem três modos de jogo no momento.

Survival (Sobrevivência): É o modo principal. Nele, todos os recursos do jogo, desde construções a batalhas, equipamentos, enfim, o Minecraft integral.

Creative (Criativo): O jogo com algumas mudanças. Primeiro, você pode voar, pulando "duas vezes" rapidamente. A segunda, é que quase todas as estruturas do jogo estarão disponíveis a você infinitamente no seu inventário. Armaduras são inúteis já que não podem ser equipadas. Todos os Mobs (inimigos) são gerados normalmente caso a dificuldade não esteja no Peaceful, porém, sua energia será infinita. Todos os blocos (inclusive Bedrock) são destruidos com um clique. Escolha este modo somente para construções.

Hardcore (Radical): Exatamente o mesmo que o Survival, porém com a dificuldade do jogo permanentemente travada no Hard (dificil) e com apenas uma vida, ou seja, se morrer, não poderá mais carregar esse mapa do minecraft.

Nota: Este guia será destinado para Survival/Hardcore.

2. Algumas balas na arma:

Agora que criamos nosso avatar, pause o jogo e se carregue das seguintes dicas antes de começarmos:


1. Dificuldade: Vá ao Menu do jogo (Esc) > Settings (Opções) > Dificuldade: Peaceful (Calmaria). Feito isso, monstros hostis que forem gerados serão imediatamente destruidos (por isso, se ouvir um som de inimigo no peaceful, é por que ele o produziu antes de sumir). Isso vai ajudar a você a ter mais tempo para aprender sobre o jogo antes de fugir da noite e das cavernas.


2. Crafting (Artesanato): Como o próprio nome do jogo já diz, Crafting é o principal foco do jogo, onde você transforma material cru em outros objetos, que por sua vez tem alguma ultilidade e talvez possa, com mais materiais, virar um outro objeto util. Existem mais de 200 receitas em Minecraftt, por isso, vamos aprender primeio o principal antes de partir para o complexo.

3. Energia: No modo Peaceful, ela será lentamente recuperada sozinha, porém, mesmo assim, se o dano for forte o suficiente o jogador ainda pode morrer. Para recuperar a energia nas dificuldades elevadas, tenha a alimentação preenchida no máximo e/ou use poções(mais a frente).

4. Alimentação: Só será um problema na dificuldade Easy acima. A fome são representados por, na textura padrão, coxinhas de frango do lado da energia. Quando ela se esgota, sua vida será drenada constantemente, porém, só no Hard que é possível morrer de Fome. Coma qualquer comida, até crua se for preciso (porém preenche muito menos pontos de fome).

5. Ferramentas: Cada uma tem sua função e durabilidade. Usar a ferramenta em sua função correta grante maior efeito e durabilidade, porém usar uma ferramenta para a atividade incorreta, corta sua durabilidade ao menos na metade ao longo do tempo e garante um efeito muito menos eficaz. Podem ser feitas de diferentes materiais, cada um mais resistente e eficaz que o outro.

- Picaretas (Pickaxe): Use em todos os minérios e pedras.
- Pá (Shovel): Use em terra, areia e cascalho.
- Machado (Axe): Use somente nos troncos das árvores.
- Enxada (Hoe): Use para arar terrenos para plantações.
- Aparadores (Shears): Use para destruir as folhas das árvores mais rapidamente, e use com o botão direito em ovelhas para garantir muito mais lã sem prejudicar a ovelha.
- Balde (Bucket) [Inquebrável]: Use para transportar água e lava.

6. Mobs (inimigos): São entidades que podem ser Neutras (Atacarão se provocadas), Hostis (atacarão ao detectar um jogador) e Passivas (nunca atacarão, nem mesmo se forem atacadas).

- Hostis: Não são gerados apenas a noite, são gerados em qualquer lugar escuro ou mal-iluminado, como uma caverna, uma casa mal-iluminada, etc. Esqueletos e Zumbis queimarão na luz do dia, e aranhas se tornarão neutras. Creepers (os verdinhos que explodem e fazem um estrago), entretando, ainda ficarão hostis mesmo durante o dia. Na dificuldade Peaceful, mobs hostis não serão problema.

- Neutros: As aranhas geradas pela escuridão ficarão Neutras durante o dia. Lobos, antes de serem domesticados, são neutros se não forem atacados.

- Passivos: Ao contrário dos Hostis, eles precisam de luz para serem gerados e atender a certas condições de clima (por exemplo, um suíno nunca será gerado num deserto). Eles são muito uteis, pois geram comida e muitos outros itens.

7. Morte: Ao morrer, o jogador deixará toda sua experiência e todos os itens que carregava espalhados no chão no local de sua morte, e voltará ao ultimo ponto de Respaw salvo. No Hardcore, o jogo termina.

3. Primeiro dia:
Bom, agora que a jornada começou, é essencial que você colete recursos essenciais antes que escureça. Mas antes, abra seu inventário com a tecla padrão "E", assim, você completará o primeiro Achivement do jogo.

No inventário você pode perceber varios quadrados vazis. Segue uma imagem explicando tudo.


Bom, agora, feche o inventário e começe a procurar árvores. Você pode aparecer num deserto, oque não é muito bom, mas ainda sim existe uma chance, basta procurar, pois o mundo de Minecraft é infinito e as possibilidades também.

Assim que encontrar, bata nos troncos, segurando o primeiro botão do mouse nele, até que ele quebre e lhe dê uma Wood, faça isso com os troncos da arvore remanescentes.

Cinco troncos já são necessários por enquanto. Agora vamos com o primeiro crafting:

3.1 Primeiro Crafting:

1. Abra o inventário (com I).

2. Coloque os troncos com qualquer lugar da área 2x2 ao lado direito do seu personagem. Você pode ver que um novo item (Wooden Planks) surgiu a sua direita num único quadrado. Aquilo é o produto/resultato. Você pode optar por pegar o produto e destruir os materiais colocados na parte 2x2 ou simplesmente retirar os materiais na área caso você não queira o resultado final. Bem, neste caso, opte por pegar as Wooden Planks, pegue até suas Woods acabarem.


3. Agora, com duas Wooden planks, coloque uma sobre a outra na área 2x2. Isso fará com que um novo item apareça no quadrado solitário, desta vez, quatro gravetos (Sticks).

4. Pegue os quatro gravetos.

5. Agora, faremos duas ferramentas essenciais: um machado e uma picareta. Mas a nossa área 2x2 não é grande o suficiente para trabalharmos nessas ferramentas. Precisaremos de um recipiente maior. Para isso, usamos uma Crafting Table (Mesa de trabalho). Para fazermos ela, preencha os quatro quadrados da área 2x2 com madeira.

6. Pegue sua Crafting Table. Como vocês podem ver, fizemos muita coisa com um único material, mas inda não acabou. Coloque sua crafting Table em um dos slots inferiores de 1 a 9, saia do inventário, escolha o número correspondente e coloque ela em qualquer lugar com o botão direito.

7. Agora na Crafting table, você pode ver que existe uma interface quase igual ao nosso inventário, porém, com uma área de 3x3 para fazermos nossas receitas maiores. Para fazer uma picareta, coloque os objetos nessa posição:


E o machado, nesta:

8. Agora com nossos equipamentos do madeira, vamos procurar um material mais resistente: pedra. Pedra é o bloco mais comum em Minecraft então você não terá dificuldades em encontrar. Mineirar um bloco de pedra lhe garantirá um Cobblestone, usado na maioria das construções e muitas receitas. Pegue ao menos 10.

9. Faça ao menos uma picareta de pedra seguindo os passos anteriores e livre-se do seu equipamento de madeira, use agora o mais eficiente. Isso vai desbloquear um Achievement. Seria interessate fazer uma pá (shovel) também, colocando os materiais nesta ordem:

10. Agora, procure por carvão. Pode ser um pouco dificil de encontrar, mas procure nas pedras e em montanhas rochosas e você poderá encontrá-los até expostos!
Mina de pedra com um pouco de carvão, que será bastante necessário, então pegue se encontrar.

11. Com alguns carvões em mãos, coloque ele sobre alguns palitos (Sticks) e forme algumas tochas (torch). Elas são importates para gerar iluminação e portanto deixar locais mais seguros. Mobs jamais serão gerados com uma iluminação adequada.

Lembre-se sempre de usar a ferramenta pra a função correta! Minérios não garantirão nada com qualquer outra ferramenta se não uma picareta qualquer e as ferramentas usadas incorretamente terão sua durabilidade prejudicada.

3.2: Abrigo Rápido:
Um abrigo extremamente compacto e bastante conveniente.
Bem, você provavelmente já vai estar cansado de ser um mero sem-teto. Vamos providenciar um abrigo. Encontre uma montanha qualquer, o suficiente para deixarmos ela um pouco oca e termos um teto de ao menos 2 ou 3 blocos de altura e uma boa profundidade para termos um pouco de espaço.

Assim, cave um pouco avançando na montanha para fazermos uma entrada e começe a cavar para os lados e sempre mais a fundo para fazermos enfim, uma pequena sala.

Ilumine com tochas e coloque uma crafting table dentro dela. Agora vamos fazer mais três objetos muito interessantes:

Coloque seis madeiras como a imagem abaixo para fazermos uma Door (Porta).

Então, faça um "circulo" de oito cobblestones para fazermos outro objeto interessantes, uma Furnace (fornalha).

O Baú (Chest) é um inventário fixo, que podem guardar seus itens em qualquer lugar desejado. São oito madeiras no mesmo esquema que a fornalha, e eu recomendo fazer dois, pois se colocados um ao lado do outro horizontalmente, eles vão se agrupar, formando um grande baú (Large Chest).

Coloque a porta pelo lado de fora da casa, assim, os inimigos não poderão atacá-lo do lado de dentro. Feche-a.

Vista do lado de FORA do abrigo.
A Furnace, previamente carregada com alguns carvões restantes, nos permitirá transformar areia em viro, cozinhar comida (o que garante mais pontos de alimentação) e algumas outras coisas. Porém, não faremos grande uso dela por enquanto.

Mas, se você tiver mineirado alguns ferros, você pode derreter na fornalha, e será de grande utilidade!
Os blocos com pedaços marrons são blocos de ferro que devem ser derretidos.

Se ainda tiver tempo, tente procurar por ovelhas. Nós precisamos da lã delas para fazermos uma cama. A Cama nos permitirá dormir para passar a noite instantâneamente e também trocarmos nosso ponto de Respawn, assim, se você morrer, voltará para a sua casa e não aonde você começou o mundo. Uma cama se faz com três madeiras (wooden planks) e três lãs (wool):
Para pegar a , como dito, você pode tosar (muito mais eficiente) ou matar ovelhas. Uma outra alternativa, porém muito menos eficiente, é matar aranhas e transformar três teias (string) em uma lã. Para tosar as ovelhas, você pode fazer um aparador (shear) com dois ferros (iron ingots):
Depois que você fazer sua cama, coloque-a dentro do seu abrigo.

4. Primeira Noite:

A este ponto, já deve ter ficado de noite no jogo. Caso você esteja no Peaceful, a única coisa que lhe incomodará pela noite é a baixa iluminação. Caso contrário, mobs agressivos irão surgir em grande quantidade e é recomendável que você permaneça na segurança do seu abrigo pois estamos sem equipamentos necessários.

Bom, logo, de dia é o melhor momento para se explorar e procurar novos lugares para abrigos melhores, mas não podemos deixar a escuridão nos tornar improdutivos!

Na primeira noite, é recomendável você dormir na sua cama para trocar seu ponto de Respawn para dentro da sua casa. Isso fará ficar de dia instantâneamente também, então aproveite para pegar mais madeira, aperfeiçoar sua casa e pegar comida.

Caso não tenha uma cama, ou simplesmente prefere não dormir e quer fazer algo durante a noite, você pode:

4.1 Testando receitas:

Uma das melhores coisas a se fazer no ínicio e ver as possibilidades de Crafting. Logo eu deixarei uma lista de possibilidades de Crafting, mas por enquanto você poderá usar a Wiki.

4.2 Mina em Casa!

Outra possibilidade é você começar a mineirar afundo no seu abrigo mesmo, mas sempre mantendo a boa iluminação no caminho. Isso lhe concederá materiais básicos e com sorte, alguns carvões e outros minérios como ferro.

Lembre-se: Se for mineirar para baixo, minere sempre duas colunas numa espécie de zigue-zage, cavando e alternando sempre, para evitar que você cave o bloco nos seus pés e acidentalmente caia direto na lava ou em uma caverna muito funda.

Outra dica também é sempre levar escadas (ladder) de madeira, assim, você pode colocar na parede e subir de volta. Para fazer as escadas, você precisará de uma grande quantidade de palitos (sticks), pois a cada duas ladders são necessários oito sticks:

4.3 Pegue sua arma!

Se preferir não se esconder na sua pequena toca providenciada, faça uma espada de madeira ou pedra colocando os materiais da seguinte forma:
As armaduras só podem ser feitas com couro (concedido por vacas), ferro, ouro e diamante, materiais no momento um pouco dificeis a serem encontrados em boa quantidade. Por tanto, cuidado e tente obter alguns Loots e experiência. Matar um monstro vai desbloquear outro Achievement.

5. Considerações finais:

Estamos quase chegando ao fim deste pequeno guia, que espero ter ajudado todos vocês ao início de Minecraft!

Se quiser mais informações, veja os vídeos do mano Monark em seu canal RandonsPlays.

Agora que você já sabe o básico do jogo, explore mais, colete recursos e tente se familiarizar mais com o jogo. Logo, você encontrará minérios mais raros e descobrirá uma torrente de outras coisas que podem ser feitas nesse mundo mágico!

É isso aí galera! Abaixo algumas dicas bastante úteis para vocês, e até mais!

6. Dicas úteis:

6.1 Poço do água infinito:

É muitos simples galera. Para isso, você vai precisar de ao menos um balde, feito de três barras de ferro como vocês podem ver.

Bom, o esquema é muito fácil, abra um buraco 2x2 com apenas 1 bloco de profundidade.

Jogue a agua do seu balde num dos cantos do buraco, e outra baldada de água no canto oposto. Assim, a água deve se estabilizar, criando um poço infinito de água.
Primeiro balde em um dos cantos.

Segundo balde de água no canto oposto. Formando assim, um poço de água infinita.
6.2 Domesticando lobos:

Bom, talvez você possa vir a encontrar alguns lobos mesmo no Peaceful, e é claro, de dia. Bom, o conceito é que, se não provocados, os lobos podem ser domesticados. Basta oferecer alguns ossos (esqueletos deixam cair quando mortos) para ele até que ele se torne mais amigável e ganhe uma coleira vermelha.

- Lobos só apararecem em florestas e campos abertos. Geralmente aparecem entre 1-4 lobos.
- O lobo domesticado vai atacar inimigos para lhe proteger.
- A saúde do lobo e medida pelo tamanho da sua cauda. Quanto maior, mais energia ele tem.
- Use comidas para preencher sua vida. Comida cozida não tras beneficios para o lobo além da comida crua.
- Carne de zumbi não faz nenhum mal ao lobo e pode ser usado tranquilamente.
- Clique com o direito para mandar o lobo sentar. Isso fará com que ele pare de te seguir.
- Lobos sentados vão lhe defender mesmo assim se o inimigo estiver por perto, desobedecendo a ordem de sentar.
- Você pode atacar seus lobos, portanto, cuidado.
- Evite levar seus lobos para locais com muitos buracos profundos e lava.
- Não existe limite de quantos lobos você pode domesticar.
- Uma vez provocado, um lobo não-domesticado se tornará hostil e não pode ser revertido a menos que o jogador morra.

2 comentários:

  1. Maria Luísa Miyakawa28 de outubro de 2013 às 14:32

    Nossa isso me ajudou bastante a conseguir passar meu primeiro dia! Antes eu naum conseguia. Chegava um monte de zumbis e de esqueletos e me matavam! Agora eu tenho minha casa e comida! VLW e FLW

    ResponderExcluir

Dúvidas? Pergunte!
Ajudou? Agradece!
:]